Após reclamações de moradores de vários bairros de Rio Bonito sobre problemas de falta de água, na última segunda-feira (12), a concessionária Águas do Rio emitiu um comunicado informando a realização de um reparo na rede de distribuição. À Folha, a empresa informou que houve um vazamento na região, que foi resolvido, e que, às 19h, o fornecimento já havia sido liberado para ser restabelecido de forma gradativa.
No comunicado divulgado pela concessionária, a Águas do Rio informou que o abastecimento de água tratada estava temporariamente impactado nesta segunda-feira (12), devido ao reparo na rede de distribuição. Segundo a empresa, as regiões afetadas eram Mangueirinha, Paineiras, Praça Cruzeiro, Via Parque, Parque Indiano, Parque das Acácias, BNH, Ipê, Shuller, Cambucás e Basílio, com normalização ocorrendo gradualmente após a conclusão do serviço.
Apesar de o comunicado citar apenas esses 11 bairros, leitores da Folha relataram falta de água em outras localidades, como Green Valley, Cidade Nova e Cajueiro.
Entre as manifestações, o corretor de imóveis Francisco Carlos Viana fez um apelo público cobrando providências da concessionária em suas redes sociais.
“Quero fazer aqui uma cobrança e um apelo. Cobrança à Águas do Rio. A Praça Cruzeiro está sem água desde sábado, não cai uma gota de água, um calor infernal, casas com idoso e criança, e não dão uma satisfação, um parecer com prazo de solução do problema, ninguém fica sabendo em que pé que está a situação. Quero solicitar à Águas do Rio que dê um jeito e o mais rápido possível que possa nos ajudar e também dar uma nota com que previsão”, afirmou.
Segundo um vídeo publicado no dia 2 de janeiro pelo vereador Aliomar Guimarães em suas redes sociais, durante o Natal e o Ano Novo moradores de vários bairros, como BNH, Coruja, parte do Cajueiro e Boqueirão, já relatavam falta de abastecimento de água.
“Durante o Natal e a virada de ano novo, várias pessoas entraram em contato comigo, relatando falta de abastecimento em seus bairros. Estou indo à Águas do Rio para entender o porquê desse problema”, disse o vereador.
Aliomar Guimarães informou à reportagem da Folha que, após essa data, alguns munícipes relataram que o problema foi resolvido em determinadas localidades, como a Praça Cruzeiro. Sobre os demais bairros, ele afirmou aguardar o retorno da população. A Folha também recebeu informações de que, no bairro do Ipê, a situação já estava normalizada.
Como reclamar
Segundo a assessoria de imprensa da Águas do Rio, a orientação é que os usuários façam a reclamação formal por meio dos canais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 195 0 195, que também funciona como WhatsApp, ou presencialmente na loja localizada na Rua Nilo Peça, 130.
Por Lívia Louzada
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.