A perda de uma arara-canindé, querida pelos moradores de Rio Bonito, comoveu internautas neste final de semana. A ave, que costumava sobrevoar a cidade, ao lado de outra arara da mesma espécie, sofreu um acidente ao atingir a caixa de luz de um poste, no último sábado (17). Apesar da espécie não ser comum nesta região, a presença do casal encantava os moradores da cidade.
Leia também: Cortejo para piloto vítima de acidente reúne familiares e amigos em Silva Jardim
Nas redes sociais, se tornaram frequentes vídeos estrelando as araras em diversos pontos de Rio Bonito, como a Bela Vista e a Praça Fonseca Portela.
Em alguns comentários, moradores também relataram que, no momento do acidente, a outra ave permaneceu ao lado da companheira, o que comoveu ainda mais os internautas.
“Que notícia triste! Todos os dias de manhã, elas estavam voando perto da minha casa”, declarou uma riobonitense.
“Estou tão triste! Imagina a falta que o companheiro está sentindo, os animais são alegria e curam nossos dias”, afirmou outra moradora.
De acordo com o biólogo, Leandro Rocha, que auxilia o criadouro Cerro Azul, em Cachoeiras de Macacu, onde as duas araras nasceram, as aves possuem cerca de três anos.
Ele também contou que desde o nascimento, elas receberam anilhas de monitoramento e tinham toda a documentação necessária dos órgãos ambientais como nota fiscal, certificado de origem e licença de transporte.
Presença das araras no Rio de Janeiro
Ainda segundo o biólogo, a espécie das duas aves, arara-canindé, é comum nas regiões do cerrado brasileiro.
“Ela é muito comum em determinadas regiões do Brasil, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas, da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai. (Além disso), é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, muito apreciada como animal de estimação”, disse Leandro.
No entanto, estas aves haviam sido extintas há 200 anos no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, alguns projetos têm como objetivo retomar a presença destes animais no território fluminense.
“Há relatos que as araras-canindé foram extintas do nosso estado 200 anos atrás! Inclusive, (no Rio de Janeiro), o projeto Refauna está reintroduzindo as araras-canindé na Floresta da Tijuca”.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Morte de arara-canindé comove moradores em Rio Bonito […]