Jovens de Rio Bonito, em busca do primeiro emprego, por meio de vagas de estágio ou jovem aprendiz, podem ter mais chances através de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola, o CIEE. A iniciativa, apresentada na manhã desta quinta-feira (15), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também prevê a oportunidade de capacitação desses jovens e benefícios fiscais às empresas que participarem.
Leia também: Renovação e inscrição do transporte universitário de Silva Jardim começam na próxima semana
Com um polo na cidade, localizado no Opportunity Center, no Centro, o CIEE já oferecia cursos aos jovens. Através da parceria com a Prefeitura, caso as empresas, que tiverem uma quantidade de funcionários que demande a adição do programa Jovem Aprendiz, não conseguirem incluir os jovens em seu espaço, podem enviá-los a vagas no Executivo.
Já em relação aos jovens, os critérios para que participem da iniciativa são:
- Adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos incompletos;
- Matriculado e frequentando uma escola de nível fundamental ou médio, ou que concluiu o ensino médio;
- O aprendiz deverá ser inscrito em Programa de Aprendizagem, desenvolvido por entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica.

Durante o “Café com Empresários”, a parte da capacitação também foi apresentada. De acordo com representantes do CIEE, com base no potencial econômico da região, foram selecionados os seguintes cursos: arco administrativo; arco alimentação; arco atacado e varejo; asseio e conservação; auxiliar de logística; auxiliar de produção; indústria da carne: múltiplas ocupações; serviços de turismo e hotelaria e serviços de atendimento em postos de combustíveis (frentista).
Ao participar desta iniciativa, as empresas recebem alguns benefícios para as empresas, como:
- Recolhimento de apenas 2% de FGTS (redução de 75% da contribuição normal);
- Dispensa do aviso prévio remunerado;
- Isenção de multa contratual rescisória;
- Contribuição para o recrutamento e a formação de futuros profissionais da empresa, propiciando a renovação do quadro de colaboradores com novos talentos que contribuam com o ambiente corporativo;
- Certificação ao termino do contrato.
Para fazer parte do projeto, tanto empresários como jovens, devem entrar em contato com o CIEE. Seja de forma online, através do site: https://portal.ciee.org.br/, ou ainda, presencialmente, no polo do Centro de Integração.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.