Novas leis de Rio Bonito proíbem contratação de condenados por crimes contra crianças e idosos

As decisões entraram em vigor a partir desta quinta-feira (11)
às
foto destaque site (7)
Foto: Tiers Rangel

Com a aprovação e sanção de duas novas leis, Rio Bonito proíbe a contratação para cargos ligados à administração pública, direta ou indiretamente, de condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes ou por maus-tratos a idosos. O vereador Aliomar Guimarães apresentou o projeto em proteção aos menores de idade, já o parlamentar Marquinho Luanda fez o pedido voltado aos idosos. As decisões valem para casos em que os processos não tenham mais possibilidade de recursos e entraram em vigor a partir desta quinta-feira (11).

Leia também: Depois de empatarem no 1º confronto, Botafogo e Vasco decidem vaga na Copa do Brasil

O projeto do vereador Aliomar Guimarães proíbe que condenados por crimes que ferem a integridade sexual de crianças e adolescentes ocupem cargos ligados principalmente a creches, escolas e programas de atendimento infanto-juvenil.

Caso uma pessoa que já seja servidora pública seja condenada por este tipo de crime, sem a possibilidade de recursos, a mesma vai passar por um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Neste caso, o trabalhador poderá ser exonerado ou dispensado imediatamente.

Aliomar destacou o compromisso com as crianças, adolescentes e famílias da cidade.

“É o mínimo que podemos fazer. A ideia de afastar essas pessoas do poder público é para inibir os indivíduos que praticam essa conduta criminosa. Nosso compromisso é garantir ambientes seguros, respeitosos e de confiança para nossas crianças, adolescentes e famílias”, afirmou o vereador.    

Já o projeto do parlamentar Marquinho Luanda, impede a nomeação em cargos de comissão de condenados por maus-tratos contra idosos, como agressão física, psicológica, financeira ou abandono.

Em entrevista à Folha, o vereador afirmou que a expectativa é que a lei ajude a diminuir os casos de violência contra idosos na cidade.

“Essa é uma ferramenta para combatermos os casos de violência contra idosos. Com essa lei, o indivíduo já sabe que ao praticar um crime contra um idoso, além de lidar com a Justiça, também não poderá exercer um cargo de servidor público no município. Dessa forma, espero que possamos ter uma cidade mais justa”, disse Marquinho Luanda.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

Agora, os donos de veículos têm a possibilidade de renegociar débitos relativos aos anos entre 2020 e 2025, em até 12 vezes
às
Esse acordo beneficiará cerca de 800 candidatos a soldado, que estão aguardando serem chamados.
às
Espaço é destinado à prática de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e artísticas integradas à política educacional de tempo integral
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias