Falta de poda de árvore pode ampliar risco de acidentes em áreas urbanas

às
foto destaque site (6)
Foto: Banco de imagem

A falta de poda de árvore adequada nas áreas urbanas está entre as principais causas de quedas de árvores e galhos nessas regiões, ocorrências que, segundo levantamentos técnicos utilizados por órgãos de Defesa Civil, somam cerca de 2 mil registros por ano em grandes cidades brasileiras. Esses episódios — conhecidos como “falhas de árvores”, quando galhos ou troncos quebram, tombam ou caem — representam risco direto à população, especialmente quando envolvem redes elétricas, veículos e imóveis.

Leia também: Semana promete chuvas e queda de temperatura no RJ

A poda regular, apontam especialistas, é uma das principais medidas preventivas para reduzir curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia, incêndios e acidentes com pedestres, sobretudo em períodos de chuva e ventos fortes, quando a incidência dessas ocorrências aumenta.

Uma parceria inédita promete aliar prevenção e segurança. Recentemente, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a Comlurb, e a concessionária de energia elétrica Light, anunciaram que a partir de agora, equipes da companhia de limpeza urbana conseguirão realizar podas de árvores sem a necessidade de desligamento da rede elétrica.

A iniciativa busca agilizar o atendimento a situações de risco e reduzir a dependência da concessionária de energia para a execução do serviço. Para isso, a Comlurb passa a ter três caminhões que serão utilizados para este serviço. Cada um deles será usado por equipes de seis profissionais de limpeza treinados e especializados para executar este tipo de serviço. Entre eles, um engenheiro elétrico.

Indicação em Rio Bonito pede poda em área com risco elétrico

Foi com base na necessidade de podas que o vereador de Rio Bonito Aliomar Guimarães apresentou, no dia 9 de dezembro de 2025, a Indicação nº 070/2025, solicitando a poda de uma árvore na Rua Alberto Abdalla Helayel, no bairro do Boqueirão, nas proximidades do número 288, esquina com a Rua Lino de Carvalho.

O pedido foi encaminhado ao Executivo municipal, com direcionamento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, e aponta que a árvore está localizada próxima à rede elétrica, situação que aumenta o risco de curtos, quedas de energia e acidentes, além de prejuízos aos moradores da região.

Na justificativa da indicação, o vereador destaca o caráter emergencial da demanda, ressaltando que a falta de intervenção preventiva pode resultar em acidentes graves, especialmente durante períodos de instabilidade climática.

Ao comentar a indicação, Aliomar Guimarães afirmou que a solicitação tem como foco principal a segurança da população.

“A poda de árvores é uma medida preventiva fundamental. Quando uma árvore cresce próxima à rede elétrica e não recebe manutenção, o risco de acidentes é real. Essa indicação foi feita para evitar quedas de energia, prejuízos e, principalmente, para proteger a vida dos moradores”.

A solicitação segue aguardando atendimento pelos órgãos competentes do município.

Poda de árvore – Foto: Banco de imagem
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram o animal, que foi devolvido ao Rio Sarapuí
às
Atrações fazem parte do Festival Sesc Verão, que vai acontecer na orla do Parque Nanci
às
Segundo a CCR Via Lagos, a carga estava vazia e apenas uma pessoa teve ferimentos leves
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] casal encantava os moradores da cidade 19/01/2026, às 14h01•1 comentário Rio […]

Últimas Notícias