O prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão, decretou calamidade administrativa e financeira na Secretaria de Saúde de Rio Bonito. O Decreto 006/2025 foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura desta segunda-feira (13) e é válido por 120 dias, mas pode ser prorrogado por mais tempo. Dentre os vários motivos listados no documento, a maior parte deles se refere a falta de informações durante a transição de governo.
Além disso, leia também:
Prefeito de Rio Bonito nomeia secretários de Segurança e Obras
Segundo o Decreto, não foram passadas para a equipe de transição de governo as seguintes informações: dados básicos sobre a saúde pública, despesas e receitas contraídas pelo Fundo Municipal de Saúde, informações sobre contratos e seus fornecedores e desabastecimento de medicamentos básicos na farmácia e unidades de saúde municipal.
Ainda de acordo com o documento, a falta dessas informações causou a ineficiência administrativa da Secretaria de Saúde e, por consequência, a interrupção de serviços essenciais. Necessita-se por tanto de contratação emergencial de serviços e aquisição de materiais e, ainda, a realização de uma auditoria, já que é apurado um déficit financeiro.
O decreto revela ainda que no Hospital Regional Darcy Vargas foi encontrada uma “situação caótica”.
Por conta da situação descrita, o prefeito decretou a criação de uma Comissão de Auditoria na Saúde que emitirá relatórios detalhados. Se forem encontradas irregularidades, o decreto prevê a instauração de procedimentos e comunicação aos órgãos externos.
Por fim, por conta da calamidade, o documento também prevê a dispensa de licitação para a aquisição de bens e contratação de serviços essenciais.
Veja a publicação abaixo:
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais
Por Lívia Louzada
[…] Prefeitura de Rio Bonito decreta calamidade administrativa e financeira na Saúde […]