Rio Bonito recebe o programa do estado RJ Para Todos

às
foto destaque site (1)
Foto: Matheus Mendes/Jornal Folha da Terra

Através do programa do governo do estado RJ Para Todos, os riobonitenses conseguiram, na manhã desta terça-feira (9), tirar Certidão de Óbito, Carteira de Trabalho Digital, Identidade e outros documentos básicos.

A ida do programa a Rio Bonito, foi uma solicitação do deputado estadual Guilherme Delaroli (PL).

O programa existe há mais de dois anos e já passou por mais de 50 municípios e atendeu a mais de 300 mil pessoas.   

Além disso, leia mais notícias sobre Rio Bonito.

RJ Para Todos em Rio Bonito. O programa do governo do estado foi a Rio Bonito e permitiu que a população desse entrada em documentos de graça.
RJ Para Todos em Rio Bonito – Foto: Lívia Louzada/Jornal Folha da Terra

Um dos moradores da cidade que aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via da Carteira de Identidade de graça foi o servidor público Fábio Fernando. Ele disse que sua carteira tinha mais de 10 anos, por isso necessitava de outra porque em algumas ocasiões, como por exemplo, em viagens internacionais, o documento após esse prazo não é aceito.

“Vim pra tirar a segunda via da identidade. Muita gente não sabe, mas uma identidade depois de 10 anos, fica limitada para muitas coisas, principalmente para viajar para o exterior. A minha já era bem velhinha, então vim tirar uma segunda via e achei ótimo, principalmente pela acessibilidade”, disse.

Foto: Matheus Mendes/Jornal Folha da Terra

O coordenador operacional do programa, Rodrigo Lopes, explicou que o objetivo do RJ Para Todos é possibilitar o acesso de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade à documentos básicos, mas a iniciativa está disponível para todos.

“Nosso objetivo é levar a documentação essencial a população em um modo geral. Estamos aqui para trazer a primeira e segunda via de documento de Identidade, Balcão de Emprego, Carteira de Trabalho Digital, isenção para certidões de Casamento, Nascimento e Óbito, ou seja, oferecer a população acesso a documentação essencial de forma gratuita e próximo dela. O programa é aberto a todos, mas o nosso público alvo é atender as pessoas com maior vulnerabilidade social.

Ele pontuou que muitas pessoas precisam dar entrada em documentos importantes, mas as vezes não tem condições financeiras para isso.

“Hoje para tirar uma segunda via de Certidão, você paga R$130,00, para habilitar um casamento no civil, mais de R$ 1 mil, e as vezes a pessoa não consegue ter acesso a esses serviços que são essenciais por conta da dificuldade financeira. O governador criou o programa para que esteja próximo a população e aí ofertar esses serviços de forma gratuita, fazendo com que o povo possa ter o seu direito a cidadania resguardado”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Rio Bonito sedia a emocionante Taça Brasil de Ciclismo, que acontece entre os dias 14 e 16 de junho de 2024
às
A Prefeitura de Maricá segue com inscrições abertas para o Programa Corujinhas, que recebe alunos de 1 a 10 anos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias