Os tradicionais colégios municipais Dr. Astério Alves de Mendonça e Romulo Tude, ambos em Rio Bonito, não serão locais de votação nas eleições deste ano. A informação pode gerar confusões no dia 6 de outubro, por isso, é necessário que as pessoas confiram onde sua seção eleitoral estará localizada. Clique neste link (acesse a opção 8) para consultar, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde estarão as seções.
Além disso, leia também:
Acusado de ser especialista em desbloquear iPhones roubados, é preso no Rio
Nas eleições 2024, os eleitores devem ficar atentos a três importantes mudanças. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), todas as seções eleitorais que o Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça abrigava, foram transferidas para a Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), conhecida também como CIEP, na Mangueirinha.
Nas eleições de 2022 o Colégio Astério Alves já não abrigou as seções porque estava em obras.
Também para a EMPHAC foram transferidas as seções 128 e 134 que ficavam no Colégio Estadual José Matoso Maia Forte, na Praça Cruzeiro.
Há ainda uma terceira mudança. As seções da Escola Municipal Romulo Tude, no Boqueirão, que agora se chama Escola Integrada Romulo Tude, foram transferidas para a Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos, no mesmo bairro.
Mudança
As mudanças causaram certa estranheza em muitos eleitores, como é o caso do estudante Leandro Gonçalves. Ele votava no Colégio Astério Alves, e diz que até gostou da mudança, mas acha que pegará muita gente de surpresa.
“Eu descobri que houve a alteração do meu local de votação que até então era no Colégio Municipal Dr. Asterio Alves de Mendonça. Pra mim foi bom, já que é bem mais próximo da minha casa, porém, muitas pessoas desconhecem essas informações de mudança do local de votação. Embora a orientação do TRE seja de consultarmos com antecedência, somos brasileiros, deixamos tudo pra cima da hora”.
Na análise do estudante, o comportamento do eleitor no dia da votação é repetido, quase que automaticamente, a cada dois anos. “De dois em dois anos, no dia da eleição, somos quase que guiados por memória fotográfica, estampada na alma, que nos leva certinho, há décadas, para aquele mesmo local de votação, seção eleitoral e um bate-papo rápido com os mesários, quase que eternos, para cumprirmos com o dever do pleno exercício da cidadania”.
Mas ele conclui que a mudança, apesar de desagradar alguns, pode beneficiar a outros. Já que a EMPHAC é uma escola com estrutura de acessibilidade diferente.
“Se por um lado as alterações podem trazer um certo desconforto no dia das eleições, principalmente para aqueles que se dirigem de forma quase que automática para o Colégio Asterio Alves, por outro, o novo local de votação que é bem mais amplo, com rampa de acesso para os idosos e pessoas com deficiência”, conclui.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada