RJ decreta epidemia de dengue; número de casos é 20 vezes maior que o esperado

O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período.
às
claudio castro
Foto: Marcelo Alves/TV Globo

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta quarta-feira (21) que o estado do Rio vive uma epidemia de dengue. O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período. Quatro pessoas morreram por conta da doença.

“A gente acha que é uma ação importante para a gente trabalhar com tranquilidade. Decretamos a epidemia por um alto indice populacional. Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido.”

“Teremos dias e meses difíceis ainda. Algumas regiões já passam por redução, mas de forma alguma diminui nossos esforços e atenção. A tendência ainda é de aumento”, completou o governador.

Até quinta-feira (21), um decreto será publicado no Diário Oficial sobre a situação do estado e confirmando a epidemia.

Por conta do avanço da doença, o estado criou um Centro de Operações de Emergência (COEs) Dengue para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância contra a doença. O COEs fica na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio Comprido, na Zona Norte.

Agora, o objetivo é unir todos os setores de saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar uma resposta rápida para os municípios. Além disso, haverá ampliação de salas de hidratação em 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais e estaduais.

“Conforme forem chegando [os pedidos], podemos chegar a 80 salas de hidratação. Até agora, 12 municípios pediram o aumento de salas de hidratação. Estamos analisando”, falou o governador.

“Nunca trabalhamos com tamanha projeção [de dengue]. Por isso, instalamos o COEs. As equipes de vigilância, assistência e comunicação vão agir contra a dengue. Sabemos que temos um aumento da dengue. Todos os municípios estão em contato e se eles pediriam assistência, vamos no local para enfrentar esse momento difícil nas próximas 6 a 10 semanas. Esse será o período que temos que ficar muito atento”, afirmou a secretária de Saúde do RJ, Cláudia Mello.

Por conta da alta incidência da doença, o estado informou que reforçará o número de médicos e enfermeiros nas 27 UPAs da rede.

“Na outra quinta-feira, vou chamar todos os prefeitos e seus secretários de Saúde para que possamos ter uma reunião de avaliação de atendimento, para que possamos dar a mesma oportunidade de tratamento para a população do RJ”, falou Castro.

Com recorde histórico de internações, a capital já tinha decretado epidemia por conta da dengue.

Além da dengue, os casos de Covid também apresentam crescimento.

“Vamos voltar com o painel de Covid para ficar mais visível. Temos um aumento da Covid, de janeiro até agora, de 4 vezes mais do que o esperado”, disse a secretária.

O número de casos — quase 50 mil — desde o início do ano é 20 vezes maior que o esperado para o período.
Epidemia de dengue



Fonte: g1.globo.com


Veja também: Prefeitura usa peixe barrigudinho para combater mosquito da dengue e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.Fonte: metropoles.comVeja também: RJ decreta epidemia de dengue; número de casos é 20 vezes maior que o esperado e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias