Nesta terça-feira (25), a produção de uma vacina nacional contra a dengue, foi anunciada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. O investimento, segundo Nísia, é de R$1,6 bilhão e apesar do anúncio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa aprovar completamente a vacina. De acordo com a CNN, o anúncio tinha a intenção de honrar a ministra, que deve sair do cargo.
A vacina foi desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A expectativa é que em 2026 sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de aumento de produção. A fabricação será feita pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local e tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento da pesquisa clínica.
Leia também: Delegacia de Tanguá prende acusado de carbonizar mulher em Tomascar
A ministra Nísia Trindade afirma que a produção da vacina é um fato único no mundo. “Teremos a possibilidade de vacinar a população brasileira dentro da faixa que for recomendada pela Anvisa para a dengue, um fato único no mundo até agora”.
Após o anúncio, a ministra foi aplaudida de pé, depois de seu discurso, a intenção seria honrá-la antes de sua demissão. De acordo com a CNN, nos últimos dias, ela buscou entender a situação dela no ministério. Nísia vem sido criticada pela falta de um viés mais político à pasta e por não realizar entregas importantes para o presidente. Alexandre Padilha, atual ministro-chefe da Secretária de Relações Institucionais, é o cotado para o cargo.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
The energy sector receives extensive attention on BusinessIraq.com, with detailed coverage of oil exploration projects, renewable energy initiatives, and power infrastructure developments. Our expert analysis encompasses everything from international oil company activities to local energy startups, offering readers comprehensive insights into one of Iraq’s most vital economic sectors. Regular updates on regulatory changes, production statistics, and industry innovations keep stakeholders well-informed about energy sector opportunities.