Na última terça-feira (1) Rio Bonito teve a sede da Águas do Rio embargada pela Prefeitura. O comunicado foi feito pelo prefeito Marcos Abrahão, através de um vídeo postado nas redes sociais dele. No Diário Oficial do dia seguinte à postagem, a Prefeitura publicou um Edital de Embargo. Nele, cita que a concessionária não atendeu a três intimações relacionadas a colocação de hidrômetros em área pública sem autorização. Em nota enviada à Folha, a Águas do Rio informou que esteve em reunião com a Prefeitura no mesmo dia e que prestou os esclarecimentos necessários.
Além disso, leia também:
Prefeitura de Rio Bonito realiza audiência pública para orçamento de 2026 e convoca população
De acordo com o prefeito, no vídeo, além dos hidrômetros, o alto valor das taxas cobradas pela empresa e os buracos com “remendos mal feitos”, são também motivo de descontentamento.
“A água é nossa, a estação hídrica é nossa, e nós não temos que pagar esse absurdo de conta de água. Nós embargamos o escritório, a sede deles em Rio Bonito, porque não aguentamos mais o que eles vêm fazendo em nossa cidade. Estamos pavimentando, estamos arrumando a nossa cidade e a Águas do Rio vem, cava, faz buraco com remendo é mal feito, hidrômetros espalhados nas calçadas das pessoas e o preço da água é exorbitante. Essa iniciativa (de embargar o escritório) não é atabalhoada, eles já foram multados e notificados para tomar as devidas medidas cabíveis para que a população não sofra mais”, revela o prefeito.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Victor Ribeiro, conta que as intervenções feitas pela empresa não são comunicadas ao Executivo.
“A empresa vem fazendo intervenções sem nenhuma comunicação ao poder público de forma impositiva, negligenciando o direito a orientação e fiscalização do ordenamento urbano. No caso do embargo, intimada três vezes (intimações 2740/25, 2743/25 e 2746/25) para informar se houve a autorização para colocação de hidrômetros em calçadas criando obstáculos a passagem de pedestres, (a concessionária) ficou totalmente inerte”, disse.
Águas do Rio
Em nota enviada pela Águas do Rio, eles mencionam a reabertura da loja e os esclarecimentos já prestados à Prefeitura.
“A Águas do Rio esteve em reunião com a Prefeitura de Rio Bonito na tarde de ontem (01/07). Na ocasião, foram prestados os devidos esclarecimentos e alinhadas questões operacionais, incluindo a reabertura da loja ao atendimento do público”.
Ao final do vídeo, o prefeito Marcos Abrahão ainda deixa no ar a possibilidade de que mais ações aconteçam. “Embargamos e vamos tomar mais providências ainda. Aguardem, porque vem mais coisas por aí”.
Embargo suspenso
No Diário Oficial desta quinta-feira (3), a Prefeitura publicou o levantamento do embargo que havia declarado contra a sede da concessionária Águas do Rio. Segundo a publicação, foram atendidas as informações solicitadas pelo Executivo.
“Desta forma, estebelece a liberação para a imediata abertura ao funcionamento do estabelecimento comercial”, diz a publicação.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.