Palavras de Avivamento

às

Esperança em meio a tanta confusão, desespero e pessimismo

Uma sociedade que cultua o mal e alimenta guerras. Países divididos e polarizados. Cristãos que se odeiam. Famílias que se desintegram. E o cenário poderia seguir…

Conhecer a própria sombra pode ser o melhor remédio para combater a escuridão. Tempos insanos pedem seres humanos mais lúcidos, nos pedem uma fé mais madura, uma esperança que não se dobre diante das adversidades!

Até que ponto a pandemia fez de nós pessoas melhores e diferentes? A visão de conjunto, que o futuro nos pede, já nos foi assimilada? Acolhemos o autocuidado e o cuidado para com os outros?
Saramago escreveu que “A cegueira também é isso: Viver num mundo onde se tenha acabado a esperança”.

Pela fé no Cristo Vivo e no Seu Doce e Santo Espírito, existe um “a mais” que visita e habita a nossa existência humana-cristã, e que não se explica apenas com a autoajuda, o positivismo, a força de ânimo ou apenas com mais otimismo e força de vontade. A fé e a nossa esperança é como que um “pedaço de céu” a mais em cima da cabeça (essa expressão do Papa Francisco!)

Precisamos neste momento respirar amor, cultivar respeito mútuo, ensinar compaixão, abrir espaços de salvação pessoal e social, como células regeneradoras capazes de restituir linfa ao que parecia estar perdido para sempre. Quando o céu está totalmente enevoado, quem sabe falar do sol é uma bênção. Eis o que cremos: A vida não é apenas calvário, quaresma e cruz. O Cristianismo é luz, vida, ressurreição e páscoa. Convictos pela força vitoriosa do Ressuscitado, cremos que mal algum é infinito, noite alguma é sem fim, pessoa nenhuma está definitivamente errada ou perdida, ódio algum é invencível pela fé e pelo amor.

Quero vos deixar um pensamento de um santo ortodoxo chamado Serafim de Sarov: “Quando oras, Deus escuta; quando escutas, Deus fala; quando crês, Deus trabalha”.

Ao aproximarmo-nos da Páscoa, renove Nele a sua esperança! Ninguém pode experimentar a vida sem ter encontrado o sentido para viver e rostos para amar. Prepara-se para a Páscoa, prepare-se para a Esperança! Prepare-se para a Vida Nova!

Padre Simeão do Espírito Santo

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias