Silva Jardim relembra as suas ‘Raízes de Capivary’
“Raízes de Capivary” é o nome do evento cultural que um grupo de artistas silvajardinenses realizará no próximo dia 07/11, no Centro Cultural Capivari (CCC), a partir das 16 horas. O objetivo é relembrar e homenagear as origens indígenas do Município que foi fundado, em 1841, com o nome de “Capivary” (“capivara”, em tupi-guarani, com “y” no final). De acordo com Cláudia Quintella, uma das organizadoras e participantes, haverá exposição de cerca de 70 obras a respeito do tema, feitas por artistas locais. Além de comidas típicas, músicas e danças, bem como depoimentos de descendentes de uma família da etnia indígena “Puri”, que reside em Silva Jardim.
Além disso, leia também:
Livro “Mosaico riostrense”será lançado em Silva Jardim
Haverá, também, uma palestra alusiva ao tema, pela historiadora Patrícia Depiné; e uma oficina sobre raízes, plantas e terras, ministrada por Beth Medeiros, de Lumiar. As comidas típicas serão comercializadas por componentes da Associação de Artesãos (Associarte), que montará barracas no espaço. Os expositores das obras de artes temáticas, além de Cláudia Quintella, são Leandro Amorim, Magda Ribeiro, Júlio Melo, Solange Alves e Mary Lopes. Cada um deverá participar com cerca de 10 peças. Os autores falarão sobre as suas obras durante o evento. As obras estarão à venda no local
Contará, ainda, com o lançamento do livro “Mosaico Riostrense – economia, sociedade e cultura em Rio das Ostras e região”, com a presença da organizadora e coautora do volume, a professora do Campus da UFF Vânia Noeli Ferreira de Assunção. A obra, com 13 artigos sobre relevantes assuntos da área que abrange, contém um texto/ensaio sobre a trajetória e as conquistas do Movimento Cultural de Silva Jardim, escrito pelo jornalista, professor e poeta Evaldo Peclat Nascimento, que também participará do evento.
Três dos participantes têm formação acadêmica em artes plásticas. Cláudia Quintella cursou escola de Belas Artes e pinta desde a adolescência. Júlio Melo foi cenógrafo da Rede Globo de Televisão e Leandro Amorim estudou pintura com o premiado artista plástico Mário Jorge Valadão e é autodidata em “aquarela” e “pastel seco”. A iniciante Solange Alves está aprendendo as técnicas com Cláudia, que é funcionária do CCC. Mary Lopes, artesã e historiadora, participará com cerâmicas. A apresentação musical será da dupla Humberto e Paula.
Ainda no dia 07/11, a partir das 9 horas, no mesmo local, mas em evento separado, também acontecerá a posse e eleição da mesa Diretora do novo Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim, eleito na Conferência Municipal de Cultura do último dia 18/09.

(Evaldo Peclat Nascimento é Jornalista, Professor, Cronista, Poeta e Conselheiro Municipal do Conselho de Cultura de Silva Jardim. Está escrevendo um livro intitulado “Crônicas Riostrenses – A Cidade na Visão de um Recém-Chegado”).
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.