O Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), em Rio Bonito, passou a contar nesta semana com três novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento aos usuários. A inauguração foi realizada na última terça-feira (12). Na ocasião, o presidente da unidade, José de Aguiar Borges, o kaki, anunciou ainda que o Setor de Hemodinâmica – adquirido há cerca de 5 anos – também entrará em funcionamento nos próximos meses.
A obra de ampliação da UTI começou há cerca de cinco meses e foi totalmente custeada através de doações. Com as novas instalações, a unidade passa a contar com 10 leitos de UTI. “Essa inauguração marca uma nova fase do hospital. Além de ampliarmos nosso atendimento, evitando que pacientes em estado grave sejam transferidos para outra unidade de saúde, vamos conseguir mais verbas para o HRDV. Isso tudo sem aumentarmos as nossas despesas. Faço questão de lembrar que há pouco mais de dois anos sugeriram o fechamento do Darcy Vargas por causas de dívidas, mas hoje esse cenário é bem diferente. Fizemos inúmeras melhorias estruturais nesses últimos anos, sempre pensando em dar mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para nossos colaboradores”, afirmou.
Além dos novos leitos, o hospital deve iniciar em breve o atendimento no Setor de Hemodinâmica. A unidade realizará os mais avançados diagnósticos, procedimentos terapêuticos e tratamentos do sistema cardiovascular, como cateterismo cardíaco e angiografia, como explica o diretor de enfermagem do HRDV, Diones Rocha. “O setor já está todo pronto, mas ainda necessita ser habilitado pelo estado. Esse é um processo um pouco demorado, mas já está em tramitação e nossa expectativa é que comece a funcionar em 60 dias. Aqui realizaremos procedimentos de alta complexidade, por isso funcionará com a regulação do estado e SISGEG (Sistema Nacional de Regulação)”, explicou Diones.
Diversas autoridades marcaram presença na inauguração, entre elas, o prefeito de Tanguá, Valber Carvalho, que falou da importância da unidade para os moradores da cidade. “O Darcy Vargas é referência em toda região. Toda melhoria realizada aqui, impacta diretamente na vida de milhares de pessoas. Nosso município sempre foi muito carente na área de saúde e, apesar dos nossos avanços, muitos tanguaenses ainda procuram atendimento aqui no Darcy Vargas. Por isso, fiz questão de vir participar aqui dessa inauguração. Sem dúvidas, será um ganho muito importante para a região”, disse Valber.
A secretária de Saúde de Rio Bonito, Dailane Magalhães, que assumiu o posto há menos de um mês, sugeriu uma parceria entre os municípios a fim de fortalecer o HRDV. “O Hospital atende pacientes de toda a região, nada mais justo que os municípios sejam parceiros. Atualmente, boa parte dos atendimentos da unidade é de moradores de outras cidades. Um hospital forte e bem estruturado beneficia toda a região. Vamos agendar uma reunião com o estado para estudarmos uma forma de aumentar os recursos do POA e minimizar o déficit mensal do hospital. A saúde não pode ser apenas para um grupo seleto de pessoas. Temos que fazer saúde para todos”, afirmou.
No fim da cerimônia, Kaki, que acabou de ser reeleito para mais um ano a frente da unidade, fez questão de frisar que toda reestruturação do hospital vem sendo realizada através de doações. “Essas melhorias só foram possíveis pela colaboração dos parceiros do hospital. Sozinho, o hospital não tem condições de arcar com essas despesas. Estamos fazendo uma administração séria e com credibilidade. A maior prova disso é a escolha do hospital para receber um investimento de quase R$ 10 milhões do governo federal para a radioterapia. A hemodinâmica, que estava parada há cinco anos, nós vamos colocar para funcionar. Ampliamos a UTI, estamos construindo uma nova lavanderia, enfim, são melhorias que estão sendo realizadas para garantir acesso à saúde pública de qualidade, tanto aos riobonitenses quanto aos moradores de outras cidades, que buscam serviços de saúde aqui no HRDV”, encerrou.