Hemonúcleo de Rio Bonito completa 25 anos nesta quinta-feira

às

O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, que funciona em prédio anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, na Mangueirinha, estará completando 25 anos de funcionamento nesta quinta-feira, dia 04 de abril. Para comemorar, será realizada uma confraternização que reunirá os funcionários e doadores, a partir das 8h.

Com estoque baixo, o Hemonúcleo está constantemente em campanha para receber novos doadores. Em média, recebe três pessoas por dia para doar sangue, bem abaixo das 12 doações diárias necessárias para manter o estoque cheio e atender a demanda. O local é referência no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito.

Boa parte do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações voluntárias ou quando alguns familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar precisam de sangue. Para ser um doador é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica, não fazer parte de nenhum grupo de risco e consumir alimentos não gordurosos. Se alguém foi vacinado contra a febre amarela tem que esperar um intervalo de quatro semanas. Em casos de cirurgia de porte médio deve ser respeitado um período de seis meses, enquanto as pessoas que fizeram tatuagens ou transfusões de sangue devem esperar um ano para fazer a doação.

O Hemonúcleo de Rio Bonito está localizado na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, e funciona de segunda a sexta de 8 às 11h30.

Veja também

Permissionários têm apenas até esta quinta-feira para desocupar espaços históricos na Praça Arariboia, em medida considerada ilegal pela categoria
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias