A secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito iniciou um trabalho de compostagem utilizando o material recolhido das podas de árvore da cidade. O material que está sendo armazenado no espaço da própria secretaria, no bairro Praça Cruzeiro, será transformado em adubo.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Edna Martha Marinho, que é mestre em ciência ambiental pela Universidade Federal Fluminense, essa é uma forma de recolher o material e ainda fazer o reaproveitamento. “Esses galhos das podas de árvores são colocados de forma ambientalmente saudável, com o tempo se transformam em adubo, é um material orgânico que vamos utilizar em áreas de reflorestamentos, jardins de escolas e postos de saúde, por exemplo. A secretaria de Obras recolhe e trás pra cá, onde a gente preparou a área para receber o material”, explicou.
A secretaria de Meio Ambiente também está comprando um triturador móvel e um trator para acelerar esse processo. Ainda de acordo com a titular da pasta, a área da secretaria é grande o suficiente para atender toda a demanda do município, além de ser um local totalmente adequado. “Segundo a Norma Brasileira 10004/2004, os resíduos de poda são classificados como sólidos classe 2, o que significa que são considerados de impacto positivo ao meio ambiente, tendo em vista que são absorvidas de forma natural pelo meio ambiente, já que incorpora os nutrientes do solo, formando o adubo”, esclareceu a secretária.
Pneus– O descarte de pneus é outro alvo da secretaria de Meio Ambiente. O trabalho de recolhimento de pneus também é feito pela secretaria municipal de Obras. Após ser armazenado em local coberto, também no espaço da secretaria de Meio Ambiente, os pneus são recolhidos por uma empresa, uma vez por semana, e enviados para uma empresa que trabalha com a reutilização dos mesmos na fabricação de novos pneus.