A Concessionária Ecoponte calcula receber cerca de 700 mil veículos durante os feriados de Páscoa e São Jorge nos dois sentidos da Ponte Rio-Niterói. A estimativa é para o período de quinta-feira ao próximo dia 24. Em direção a Niterói e cidades da Região dos Lagos, a expectativa de maior fluxo é quinta e sexta-feira, quando cerca de 183 mil veículos passarão pela via. No sentido Rio, nos próximos dias terça 23 e 24 deverão ser os dias mais movimentados, com cerca de 180 mil veículos em direção à capital fluminense.
Antes de seguir viagem, o motorista deve checar as condições veiculares como revisão geral do motor (água, óleo, combustível e outros). A Ecoponte lembra que cerca de 90% dos atendimentos na rodovia são referentes a panes, ocorrências que podem ser evitadas com uma revisão prévia das condições do veículo.
Durante a viagem, a concessionária reforça suas mensagens de segurança nos painéis de mensagens e no Twitter, como manter a distância segura do veículo da frente e evitar a colisão traseira, principal acidente registrado na Ponte Rio-Niterói.
Na chegada à praça do pedágio, papa-filas (arrecadadores volantes) irão agilizar a passagem de veículos nos dias e horários de maior movimento. As equipes de socorro médico e mecânico estarão reforçadas para garantir mais rapidez nos atendimentos e liberação das pistas, as equipes estão localizadas em pontos estratégicos da Ponte com viaturas de inspeção, motos, guinchos e ambulâncias de resgate e de UTI.
Barcas – A concessionária CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros nesta quinta-feira. As equipes serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush. Para a comodidade, a concessionária orienta aos usuários para que antecipem a compra do bilhete da volta.
No Feriado da Sexta-Feira Santa, no sábado , no domingo e no Feriado de São Jorge (23), a CCR a vai operar com a grade de fins de semana e feriados, sendo importante ressaltar que as linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não funcionarão. No dia 22, a CCR Barcas vai operar com grade especial nas linhas Arariboia e Charitas, conforme aprovado pela Agetransp
No trajeto Praça Arariboia-Praça XV, as duas primeiras travessias estão programadas para as 5h30 e 6h. Após essas viagens, as saídas vão ocorrer a cada 20 minutos, até as 10h. No rush da tarde, entre 16h30 e 20h30, será aplicado o mesmo sistema de intervalos de 20 minutos no itinerário Praça XV-Praça Arariboia.