A Prefeitura Municipal de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, está oferecendo cursos gratuitos de Desenhista de Construção Civil e Fundamentos de Eletricidade. As aulas, realizadas pelo Programa de Qualificação Profissional, são ministradas por profissionais Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Prefeitura.
Ao todo, serão 21 vagas para o curso de Desenhista de Construção Civil (14 no turno da tarde / 07 no turno da noite) e 40 vagas para o curso Fundamentos de Eletricidade (20 no turno da tarde / 20 no turno da noite). Para se inscrever, os interessados deverão procurar a sede da Unidade de Formação Profissional de Itaipuaçu.
Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar cópia e original da identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4.
Serviço: A unidade de Formação Profissional de Itaipuaçu fica na Avenida Carlos Marighella, n° 160, Lt. 01, Quadra 14 – Itaipuaçu/Maricá-RJ. Tel: 3732-5023.
Os cursos:
Desenhista da construção Civil- com um total de 248 horas/aula, o curso de ‘Desenhista de Construção Civil’ visa desenvolver competências para representar graficamente projetos arquitetônicos, projetos estruturais em concreto armado, projetos de instalações hidráulicas e de gás, projetos de instalações elétricas e especiais, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares. Para este os pré-requisitos são o 6º ano do Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. O início do curso está previsto para o dia 22 de julho.
Fundamentos da eletricidade- Com um total de 120 horas/aula, o curso de ‘Fundamentos de Eletricidade’ visa proporcionar conhecimentos técnicos e científicos de nível básico, relacionados a teoria dos fenômenos eletrostáticos, eletrodinâmicos, magnéticos, eletromagnéticos e as relações entre as grandezas elétricas envolvidas em sistemas elétricos prediais e industriais.
Para este, os pré-requisitos são estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 14 anos. O início do curso está previsto para o dia 22 de julho.
Fonte: O São Gonçalo