Um papagaio chauá (Amazona rhodocorytha) foi resgatado na tarde da última terça-feira (25) em Niterói, no bairro Várzea das Moças, pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói. O animal havia pousado no muro de uma casa e não conseguia levantar voo. O órgão foi acionado pela dona da casa, que fica localizada próxima a uma área de mata.
A ave foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-RJ), do Instituto Brasileiro do Ambiente e dos Recursos naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde foi feita a identificação do animal e confirmado que se tratava de uma espécie em risco no Brasil.
Os animais resgatados pela Coordenadoria Ambiental da Guarda de Niterói costumam ser reintegrados em Unidades de Conservação ou levados para instituições de atendimento caso apresentem ferimentos ou estejam debilitados. Só neste ano, mais de mil animais já foram resgatados na cidade, incluindo corujas, tartarugas, cobras, bicho-preguiças e tamanduás.
“Quem se deparar com um animal silvestre fora de seu habitat ou em condição de risco deve acionar o serviço de emergência 153. A coordenadoria ambiental da Guarda Municipal de Niterói fará o resgate. Sempre recomendamos que a população não toque ou alimente o animal, pois, para se defender, ele pode atacar, principalmente se se sentir acuado”, explica o responsável pelo órgão, o subinspetor Edson Jorge.