Rio Bonito entrou na campanha Novembro Azul com ações de conscientização para os cuidados com a saúde do homem, na prevenção ao câncer de próstata. Durante a campanha, as unidades de saúde vem acolhendo os pacientes e são a porta de entrada para a realização de exames preventivos gratuitos. Nesta quarta-feira (6), a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que faz esse trabalho itinerante, esteve nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) da Jacuba e do Rio Vermelho. Nos dois locais houve aumento da presença masculina. Além de aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia, os homens que compareceram ao local também puderam cortar o cabelo e fazer o exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.
No ESF do Rio Vermelho teve fila para receber o atendimento. Cerca de trinta exames de PSA foram realizados para quem estava em jejum e fez todos os procedimentos necessários para não comprometer o resultado do exame.
“É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame preventivo anual. Por meio desse exame é possível detectar doenças e alterações na próstata, junto com o toque retal e outros procedimentos laboratoriais”, explica o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, que também participou das atividades nos Esfs.
O exame preventivo é recomendado para homens acima de 40 anos. Para isso, o primeiro passo é buscar avaliação médica e de enfermagem na unidade de saúde. Em caso de alteração nos exames, o paciente é encaminhado ao especialista (urologista) para novos rastreamentos.
Acesso a Exames – De acordo com a secretária de Saúde, Dailane Magalhães, várias ações favoreceram o aumento da procura do público masculino pelos serviços de saúde, entre elas, a extensão do horário de funcionamento em algumas unidades de saúde, que passaram a ser realizados em pelo menos um dia da semana até às 22 horas, e o acesso aos exames preventivos.
“Vamos continuar com as ações nas empresas, realizando exames preventivos no próprio local de trabalho dos funcionários, garantindo o encaminhamento médico para todos os casos em que o exame apresentar alguma alteração, além do atendimento em horários estendidos para quem necessitar. ”, garante a secretária.
Sinais e sintomas – Os sinais mais comuns do câncer de próstata são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. A qualquer um desses sinais deve procurar uma unidade de saúde.