Começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo em Rio Bonito

às

Começou nesta semana a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como público-alvo os jovens adultos entre 20 e 29 anos. Na primeira fase da campanha em outubro foram imunizadas crianças entre 6 meses de idade e 4 anos. A campanha termina no dia 30 de novembro, quando também acontece o Dia D de vacinação contra a doença. O esquema vacinal contra o sarampo está previsto no Calendário Nacional de Imunização e é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas. O atendimento em Rio Bonito acontece todos os dias, das 7 às 16 horas, no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro.

“Embora atualmente o município não tenha registrado nenhum caso da doença, a secretaria de Saúde está em estado de alerta e intensificou a vacinação por se tratar de uma doença grave e em razão dos casos que vêm sendo registrados em municípios do Estado do Rio. As equipes, que atuam nas unidades de saúde, foram treinadas e capacitadas para detectar os casos suspeitos e tomar todas as medidas de bloqueio de circulação do vírus”, explicou a secretária municipal de Saúde, Dailane Magalhães.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima, nesta etapa serão imunizados os jovens adultos entre 20 e 29 anos, que fazem parte dos grupos mais suscetíveis a doença. “As vacinas estão disponíveis no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro. Mas é fundamental que as pessoas venham se vacinar e tragam a caderneta de vacinação”, orienta a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima.

Sintomas – Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.

Contraindicações – Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a vacina. Pessoas com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, devem informar ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente

Veja também

Segundo a Prefeitura, neste ano, a Feira registrou recorde de público com 260 mil visitantes, ao longo de 10 dias
às
Ele foi flagrado com 162 cápsulas de cocaína, 22 pedras de crack, 12 trouxinhas de maconha e 8 frascos de loló, segundo os agentes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias