Prefeitura de Rio Bonito diz que respiradores serão trocados em 48h

às

Com a intenção de solucionar a questão de um possível problema no modelo dos respiradores, o prefeito José Luiz Mandiocão convocou uma reunião na tarde desta terça-feira (19), na Prefeitura, com alguns vereadores, parte da equipe da Secretaria de Saúde, representantes da empresa que vendeu os equipamentos e profissionais que trabalham no Hospital Regional Darcy Vargas. Ao final do encontro, foi decidido que a empresa trocará em até 48h, cinco respiradores por um modelo similar, os outros cinco serão trocados o mais breve possível.

O fisioterapeuta respiratório do HRDV, Jesus Vander Clevelares, que acompanhou o recebimento e os testes nos equipamentos assim que chegaram ao Hospital, na sexta-feira (15), explicou que ao contrário do que foi dito, os respiradores entregues “servem sim” para o tratamento de pacientes com coronavírus. Mas ponderou que novos fisioterapeutas poderiam ter dificuldade em usar o modelo, já que este é diferente do usado na unidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, os respiradores adquiridos foram vendidos com garantia de um ano. E a empresa que ganhou a licitação tem experiência no ramo de produtos hospitalares e fornece equipamentos para hospitais de diversas cidades, como por exemplo, para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá.

Após o descontentamento da diretoria do Hospital Regional Darcy Vargas com os modelos entregues, a empresa que vendeu os respiradores levou os produtos e atestou que os mesmos funcionavam perfeitamente.

Com relação aos monitores, a Secretaria de Saúde informou que a empresa já testou os produtos e enviará novamente em até 48h.

ambém presente na reunião, o médico intensivista do Hospital Regional Darcy Vargas, Edmar Lopes, sugeriu a troca do modelo entregue, por um modelo similar, que já é usado na unidade. O representante da empresa que vendeu os respiradores, ressaltou que o modelo enviado ao Hospital é usado em diversas unidades de saúde da região, mas aceitou fazer a troca pelo modelo similar sugerido. Dessa forma, ficou acordado que cinco respiradores serão trocados em até 48h, e o restante será trocado o quanto antes.

Já sobre as camas que foram levadas ao Hospital, elas retornarão à Prefeitura e serão avaliadas pela Secretaria de Saúde. O Hospital abriu mão das camas entregues pela Prefeitura porque já possuem os ítens na unidade.

Veja também

Iniciativa, apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Bacellar, ainda precisa da sanção do governador
às
O objetivo da iniciativa é o fortalecimento da saúde mental e tentar evitar possíveis efeitos traumáticos após a Operação Contenção.
às
O projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias