Em uma solenidade virtual, ocorrida nesta quinta-feira (10), a Justiça Eleitoral diplomou os novos vereadores eleitos para o mandato 2021/24. Os nove parlamentares tomam posse no cargo no dia 1º de janeiro, mas o local e o horário ainda não foram definidos. Também foram diplomados o prefeito eleito, Ramon Gidalte (Cidadania), e seu vice, Lelei da Marmoraria (PDT)
Entre os diplomados está a primeira mulher a ocupar uma cadeira no legislativo casimirense, Maria de Fátima Pereira Canêjo Francisco, eleita pelo PSD, com 665 votos. A educadora, de 57 anos, será a voz feminina na Casa de Leis, após 161 anos de história do município.
Nas redes sociais, dezenas de pessoas felicitaram e desejaram sorte à futura vereadora, que é esposa do ex-vice-prefeito da cidade, Jose Alexandre.
“Parabéns, que Deus te ilumine nessa nova etapa em sua vida”, escreveu Ana Cristina Loureiro. “Você é a primeira mulher a pisar como vereadora na Câmara de Casimiro de Abreu. Parabéns é pouco… Será uma vereadora sábia, pois será Deus quem lhe dará sabedoria para exercer uma tarefa tão complexa”, comentou Dinora Miranda. Já Ronaldo Martins Francisco, escreveu: Parabéns!!! Tenho certeza que fará um mandato no Legislativo voltado para o bem estar de todos os munícipes”.
Logo após ser eleita, em entrevista à FOLHA, Fátima Canêjo afirmou que se sentia orgulhosa com a expressiva votação, “o que confirma a minha responsabilidade”, disse, e que está “preparada para os novos desafios” no Legislativo. “O meu potencial sempre foi cuidar e estar com as pessoas e essa continuará sendo a minha bandeira”, lembrou. Também esclareceu que, apesar de reconhecer o fato histórico, seu mandato “será para todos os que precisam da minha voz e da minha atuação. Ao me candidatar, assumi um compromisso com todos, e farei a minha parte”, ressaltou.