A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, recebeu nesta segunda-feira 22 de Março, 10 mil testes rápidos para detecção da Covid-19. A compra dos testes compõe a estratégia de testagem que será ampliada, sendo mais uma medida para o enfrentamento da pandemia no município.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, existe a previsão de aquisição de mais 30 mil testes rápidos, que podem fornecer resultados em até 15 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, assim como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar para evitar a disseminação do vírus.
Os testes rápidos são feitos a partir da segunda semana de sintomas, quando a quantidade de vírus diminui e o indivíduo produz anticorpos, principalmente das classes IgG e IgM. Para realizar esse exame, é obtido uma amostra de sangue por punção digital. Pessoas entre o oitavo e o décimo dia do início dos sintomas poderão ser testadas.
“Esse exame é realizado com a coleta de uma gota de sangue. Os anticorpos da classe IgM podem ser detectados a partir da segunda semana de infecção. Já os da classe IgG aparecem geralmente após 14 dias da infecção e persistem por mais tempo”, explica o médico do Programa de Saúde da Família, Guilherme Tritany.
O investimento, proveniente do recurso de custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é de R$ 68 mil. Os exames serão realizados nas UPAs do primeiro e segundo distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
As unidades de saúde receberão os testes de forma gradativa até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde informou que também está finalizando os preparativos para iniciar a testagem rápida em sistema drive-thru.
Fonte: g1.globo.com