Curso forma novos Treinadores de Futebol para atuar nas categorias de base

às

O Curso para Treinador de Futebol Licença C, organizado pela Associação Brasileira de Futebol (ABTF), com apoio da Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Esporte e Lazer e a Liga Riobonitense de Desporto (LRD), teve início na manhã desta segunda-feira (13). O curso, que acontece até o dia 17 de setembro, no horário das 8 às 18 horas, tem aulas teóricas no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, e práticas no Estádio Carlos Gonçalves (Motorista Futebol Clube) e no Estádio Afonso Martinez (Cruzeiro Futebol Clube).Além disso, capacita os participantes a atuarem como treinadores nas categorias de base dos clubes de futebol desde o sub 13 até o sub-20.
O secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, que participou da abertura do evento, disse que essa primeira turma foi formada por profissionais dos clubes locais, de profissionais de municípios da região e até mesmo de outros estados como Goiás e Amazonas. Ele também explicou que a turma recebeu o nome de Luciano Soares do Espírito Santo (Tião), treinador de futebol profissional com atuação em vários clubes de futebol estrangeiros e será homenageado no último dia do evento.

O curso tem o objetivo de capacitar novos treinadores que irão atuar na formação de atletas e conta com a participação de vários profissionais que, no decorrer da semana, irão ministrar palestras e aulas práticas ligadas ao tema.

No primeiro dia do curso, as palestras foram ministradas por Fernando Pires (ABTF), que falou sobre observação do jogo (dinâmica) e pelo professor Carlos Lancetta, especialista em treinamento físico, com passagens marcantes pelos quatro grandes do futebol carioca e técnico da seleção brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos do Canadá e da Rússia, que falou sobre preparação física no futebol.

A programação do evento segue nesta terça-feira (14) com aulas teóricas e práticas sobre aprendizagem e Desenvolvimento e treinamento técnico/tático, com o professor Carlos Alberto Lancetta e o professor Floraci Pereira. Na quarta-feira (15), serão abordados assuntos relacionados a fisioterapia, socorros urgentes, arbitragem e leis do jogo, ministrados pelos professores Fábio Muzzi Bittencourt, Thiago Muniz e Sergio Cristiano. Já na quinta-feira (16), acontecerá um teste de avaliação e apresentação dos trabalhos dos participantes, além de treinamento tático/técnico, com os professores Fernando Pires e Lucho Nizzo. Na sexta-feira (17), último dia do evento, tem aula teórica sobre assistente técnico e aula prática sobre treinamento tático/técnico, com o professor Floraci Pereira.

Na parte da tarde, o jornalista Fábio Menezes faz uma palestra sobre a “Relação dos Treinadores com os meios de Comunicação”. Logo após, tem uma palestra com o treinador Luciano Soares do Espírito Santo, homenageado do evento. Em seguida, acontece a entrega dos certificados de conclusão do curso.

 

Veja também

Profissionais concluíram a migração de jornada, alterando a carga horária de 18 para 30 horas semanais.
às
No Rio de Janeiro, o combustível, comercializado em média por R$ 4,80, se manteve estável em relação a novembro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias