Uerj e Maricá aprofundam diálogo para criar polo da universidade no município

às

O prefeito de Maricá Fabiano Horta recebeu o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro para tratar da instalação da universidade no município. A ideia inicial é que sejam oferecidos cursos de extensão para professores da rede municipal.

No encontro, realizado nesta terça-feira (14/09) no gabinete do prefeito, também participaram o vice-reitor Mário Sérgio Carneiro e todo corpo de pró-reitores.

O prefeito destacou que a presença de uma universidade pública era um desejo antigo da cidade.

“Estamos aprofundando o diálogo e avançando na busca da construção de cursos de graduação em Maricá. Isso é muito importante porque acreditamos que essa interação de território é um saber acadêmico que constrói o futuro da cidade”, frisou Fabiano Horta.

Para o reitor da Uerj, a chegada da universidade em Maricá reforça o papel da instituição, que é servir à população.

“Este é um passo muito importante. O processo de aproximação da população é o papel da universidade, que também tem o objetivo de estar presente no maior número de locais em que exista a necessidade de fazer a troca de saberes entre a população, governo e sociedade”, explicou Ricardo Lodi.

Também presente na reunião, a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, disse que será feita uma pesquisa junto à população para definir os cursos de graduação da futura unidade acadêmica.

“Precisamos do polo de engenharia, de cursos da área ambiental e tudo que faça o nosso município caminhar para frente”, afirmou a secretária.

Após a conversa, a comitiva da Uerj visitou o Cine Henfil, no Centro, e as orlas Zé Garoto, no Boqueirão, e da Barra de Maricá. A visita foi finalizada na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde o presidente Olavo Noleto mostrou projetos em desenvolvimento pela prefeitura nas áreas de desenvolvimento urbano, tecnologia, indústria, turismo, saúde e sustentabilidade.

“Maricá tem planos ousados para os próximos 20 anos, e que são possíveis ainda mais quando as universidades participam com a gente. Elas trazem conhecimento, experiência e encurtam a distância dessa trilha que a gente quer caminhar”, finalizou Olavo.

Veja também

Corpo da criança foi encontrado em avançado estado de decomposição após denúncias de vizinhos sobre odor forte e ausência das duas desde o Natal
às
Serginho (PL) fez o comunicado nas redes sociais da Prefeitura. Dívidas deixadas pela ex-prefeita Magdala Furtado chegam a R$ 1,4 bilhão.
às
Homem é padrinho da menina e mora na mesma rua da família da menor. Ele foi preso no fim da tarde de domingo (5)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias