A Secretaria de Saúde de Rio Bonito, através do Programa Municipal da Dengue, realiza o Dia D de combate a Dengue, com o objetivo de mobilizar a população para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que acontece na próxima sexta-feira (3), em pontos estratégicos do município, partindo da praça Fonseca Portela a partir das 9 da manhã.
Os Agentes de Endemias irão percorrer os bairros do Parque Andrea, Basílio, Parque das Acácias e Centro, visitando as residências, fazendo vistorias em diversos ambientes, recolhendo pneus, além de fazer panfletagem com informações sobre os riscos das doenças e dando dicas de como eliminar os focos do vetor dentro da própria casa. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) desses bairros, também acontecem palestras com o tema “10 minutos que salvam vidas”.
Segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES), nos últimos dois anos, o Estado do Rio registrou um aumento no número de casos de dengue e chikungunya. Durante a ação, coordenada pelos agentes do Programa Municipal da Dengue, serão distribuídos panfletos com o objetivo de informar, comunicar e mobilizar a população com o intuito de impedir a proliferação do mosquito.
O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção.
Crédito: Denilson Santos – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Rio Bonito