Funcionários do posto de saúde de Santa Teresa, na região Central do Rio, usaram frascos de vacinas contra a Covid e contra a Influenza para montar uma árvore de Natal na unidade de saúde. Símbolos da luta contra a pandemia do coronavírus e da epidemia de gripe, que a cidade do Rio enfrenta, os frascos vazios fazem parte da decoração de Natal do Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola desde a última quarta-feira (8).
“O sentido que a gente quer dar a esta árvore é de resistência, vitória e respeito pelo que se viveu neste tempo. É a vitória de conseguirmos dar acesso a vacina, o respeito pelas pessoas que se foram e pelos familiares de quem não conseguiu viver este momento”, afirmou Cristina Gonçalves, diretora da unidade.
“Existe uma conduta rígida para o descarte destas embalagens. Todos os frascos passaram por procedimentos de segurança”, explicou Cristina.
A árvore foi montada pelos funcionários da unidade em uma parede e conta com as tradicionais luzes de Natal e estrela que costumam enfeitar as árvores mais tradicionais. Porém, a ideia é que ela ainda ganhe melhorias, como novos enfeites e uma estrela diferente no topo.
“É uma ideia coletiva. A gente tem uma tradição na unidade de, nas datas do calendário nacional da saúde, destacar a importância da educação em saúde. E a gente pensou que a nossa árvore tinha que ser dos nossos frascos de vacina”, disse a diretora.
Crédito: g1.globo.com