Tanguá deve inaugurar creche e novo CENADARTE nas próximas semanas

às
WhatsApp Image 2024-04-26 at 10.33.30 (2)
Na imagem acima, o recém inaugurado CENADARTE de Duques - Foto: Secom Tanguá

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de escolarização de crianças e jovens de 6 a 14 anos de idade em Tanguá, é de 98,1% – dados de 2010. Por esse motivo, preservar e ampliar a base educacional é uma necessidade no município. Seguindo esse entendimento, a cidade está próxima de inaugurar dois importantes equipamentos educacionais, uma creche no bairro de Duques e o 4º Centro Educacional de Natação, Dança e Artes Marciais (CENADARTE) na Posse dos Coutinhos.

Além disso, leia outras notícias de Tanguá.

Creche

A primeira creche de Duques deve ser inaugurada, segundo a Secretaria de Educação, no dia 2 de julho, e vai atender cerca de 80 crianças até 3 anos de idade.

Para o secretário de Educação de Tanguá, Luciano Lucio, a inauguração de uma creche vai muito além de uma estrutura pedagógica.

“A gente percebe como isso é fundamental em uma cidade de poucos recursos. Tanguá já nasce com problemas estruturais graves, porque ela nasce fruto de sua pobreza, e não de sua riqueza. A cidade nasceu como a terceira mais pobre do estado. E cada vez mais a gente precisa entender que a família quase toda hoje, precisa trabalhar, isso não é só um cenário nacional. E muita gente não consegue trabalhar. Fora os casos em que as provedoras do lar são as mulheres. Não compensa, muitas das vezes, contratar alguém para cuidar do filho, pois a conta não fecha. Entregar creche, entregar uma estrutura pedagogicamente correta nesse sentido, vai ao encontro da melhoria da qualidade de vida, do bem-estar da população de uma forma muito impactante”, analisou o secretário.       

 CENADARTE

Tanguá vai inaugurar creche e CENADARTE. A creche será inaugurada no bairro de Duques e o CENADARTE terá mais um polo na cidade, na Posse.
O CENADARTE de Duques foi recentemente inaugurado, o próximo será na Posse dos Coutinhos. Tanguá vai inaugurar creche e CENADARTE- Foto: Secom Tanguá

Seguindo a mesma linha de base educacional, mas esta para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, o município deve inaugurar o quarto polo do projeto denominado CENADARTE, que representa o Centro Educacional de Natação, Dança e Artes Marciais. De acordo com o próprio secretário de Educação do município, o CENADARTE do bairro da Posse dos Coutinhos, que será localizado na Rua Ribeiro de Almeida, no Complexo da Secretaria de Agricultura, deve ser inaugurado no dia 13 de maio.

O projeto, que concentra atividades lúdicas e esportivas no contraturno escolar para crianças e adolescentes da rede pública e até privada, já tem polo no Centro da cidade e nos bairros Ampliação e Duques. De acordo com Luciano Lucio, o novo Centro Educacional deve ter capacidade para atender até 500 crianças.

O secretário explicou que na unidade da Posse, além das atividades normais que tem em todos os outros polos, o foco será o esporte, já que os alunos do bairro dificilmente frequentam o Centro de Referência da Juventude, localizado no bairro da Ampliação. O local reúne, entre outras atividades, a prática de esportes.

“Nós sempre nos adaptamos àquilo que é mais característico da localidade e ao que podemos alcançar, sempre fazemos adequações. Na Posse, vamos potencializar alguns esportes, pois no Centro de Referência, temos basquete, vôlei (e outros), e as crianças da Posse não vão, então lá nós vamos trabalhar o futsal, vôlei e basquete também, além da natação e da dança que normalmente temos”.

O secretário disse que o projeto é uma oportunidade para que crianças de famílias que não tem recursos financeiros para custearem aulas extracurriculares, tenham acesso a atividades importantes. “O objetivo é oferecer atividades esportivas lúdicas, que muitas das vezes os pais da rede pública têm muita dificuldade de pagar, como uma aula de natação, balé e artes marciais”.

Ele explicou ainda que o Centro Educacional foi criado para atender a rede municipal, mas sempre que possível, as portas também são abertas para alunos de escolas estaduais e particulares. Além desses alunos, o CENADARTE, de acordo com o secretário Luciano Lucio, é uma importante ferramenta de inclusão.

“Não tenho dúvidas de que o CENADARTE é um projeto que deu certo. Nele, a gente atende a uma necessidade gritante, que muitas vezes é ignorada pelo poder público, inclusive de cidades com muito recurso. Ele tem um alcance na vida dessas crianças, na qualidade de vida, que é impressionante. E a população abraçou a ideia do CENADARTE. Esse é um projeto, quase um programa, vitorioso. Tenho relatos de agradecimentos de pais de alunos, inclusive de crianças com necessidades especiais, por ter esse espaço e oportunidade de integração dessas crianças”, contou Luciano.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias