RAFAELA AGUIAR
No dia 1º de novembro, a artesã e empreendedora de Rio Bonito, Rafaela Aguiar, concedeu entrevista ao Blog Jornal Cultura Viva e falou sobre o ramo em que atua. “Comecei aos 20 anos. A paixão pelo o que faço me levou a seguir adiante. Sempre amei a pintura criativa! Então, quando via isso reproduzido em uma peça de MDF, me chamava atenção, principalmente quando envolvia muitos detalhes”, declarou.
ARTESANATO
Segundo Rafaela, as primeiras peças de artesanato que produziu foram bandejas de MDF. “Sinceramente, me senti realizada e tive a certeza de que o artesanato era parte de mim! Nunca fiz cursos, mas sou curiosa com relação ao que faço e a internet sempre me ajudou na atualização e a aprender novas técnicas. Atualizar sempre é importante em qualquer área”, acredita.
DESTAQUE
A artesã já criou peças de artesanato que ganharam destaque no mercado. “Fiz uma caixa afetiva personalizada que foi entregue ao Bebeto, antigo jogador da Seleção Brasileira de Futebol. Faço caixas personalizadas com pontos turísticos de Rio Bonito para a prefeitura e, até o Governador do Estado do Rio de Janeiro, já recebeu uma em sua visita à nossa cidade. Foco meu trabalho em presentes personalizados. Dessa forma, quem recebe, jamais se esquece de quem foi que o presenteou”, relatou.
‘CONSOMEM’
Rafaela destacou que os rio-bonitenses consomem bastante produtos artesanais. “Graças a Deus, consomem sim e, através de indicações das pessoas do município, já fiz trabalhos para clientes de Portugal, da Argentina, dos Estados Unidos, do Rio de Janeiro (Capital), São Paulo e outros lugares”, contou.
ESTAÇÃO DAS ARTES
Ela recordou do trabalho importantíssimo que a Estação das Artes desenvolvia em Rio Bonito e muito auxiliou a classe. “Fui uma associada e a iniciativa me ajudou muito na divulgação do meu trabalho! Seria ótimo se o trabalho continuasse de forma que todos pudessem participar, de maneira organizada, para exporem e venderem seus trabalhos”, sugeriu.
FUTURO
E sobre o futuro do artesanato, uma expectativa. “Vejo um futuro de crescimento porque as pessoas têm visto com novos olhares o trabalho do artesão. A pandemia, também, nos ajudou de maneira que as pessoas buscassem diversidade em suas decorações e aquisições para suas casas com formas diferenciadas de presentear, destacando a personalidade de cada um”, disse a artesã, que tem seus trabalhos expostos nas seguintes redes sociais: @rafaartesanatos.ofc (no Instagram) e “Rafaela Aguiar” (no Facebook).
QUEM INDICA O QUÊ
QUEM? Rafaela Aguiar.
OCUPAÇÃO: Artesã e empreendedora.
INDICA O QUÊ? O livro “Negócios à luz da Bíblia”, do autor Larry Burkett.
SUA OPINIÃO: Com esta obra pude entender, mais claramente que, em todos os meus recursos, do material que uso em meu trabalho até às pessoas que atendo, devo ter o foco de que Deus deve estar à frente de tudo, sempre em primeiro lugar.