A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e o Corpo de Bombeiros informaram na manhã desta quarta-feira (16) que subiu para 38 o número de mortos após a tempestade da tarde de terça (15). O Corpo de Bombeiros ainda não tem ideia do número de desaparecidos.
A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas.
A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município nesta quarta-feira (16) . Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.
Cidade sob a lama
Com o dia claro, era possível ver o tamanho da devastação — embora, em muitos locais, fosse difícil distinguir o que era casa, o que era terra ou o que era rua.
Morros vieram abaixo, carregando pedras do tamanho de carros; veículos ficaram empilhados com a força da correnteza; vias importantes foram bloqueadas, dificultando o acesso aos desabrigados.
O Alto da Serra foi uma das localidades mais devastadas. A prefeitura estima que pelo menos 80 casas foram atingidas pela barreira que caiu no Morro da Oficina. Um vídeo mostrou o momento da queda.
Outras regiões também foram atingidas, como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.
Pontos de recolhimento de doação
- Igreja Missões Evangelística Vinde Amados Meus (Mevam) – na Rua Bernardo de Vasconcelos 604 – Cascatinha.
- Pronto Socorro do Alto da Serra – Rua Teresa 1.839 – Alto da Serra
- Igreja Católica de São Francisco de Assis – Rua João Xavier – Moinho Preto
- OAB/ Rio- Avenida Marechal Câmara 210 – Centro do Rio*
- OAB/Petrópolis – Rua Marechal Deodoro 229, sobreloja – Centro de Petrópolis
*A OAB está recebendo doações em suas 63 subseções no estado.