UERJ e UFRJ adotam medidas para facilitar acesso à internet a alunos

às

As universidades públicas do Rio de Janeiro iniciam a implementação de medidas para facilitar o acesso à internet para alunos de baixa renda. O objetivo é criar meios para que o estudantes consigam acompanhar eventuais aulas a distância, num cenário de retomada remota das atividades, interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Estudantes dos cursos de graduação da Uerj e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), que atualmente têm direito à bolsa permanência, receberão um auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 a ser pago em parcela única no mês de setembro. O auxílio é destinado à aquisição de material didático e a ampliar o grau de inclusão digital da comunidade estudantil, sem prejuízo de futuras medidas que venham a ser adotadas para o desenvolvimento de atividades remotas, tais como pacotes de dados de internet e equipamentos.

A instituição está com atividades presenciais suspensas desde o dia 16 de março, em razão da covid-19, a fim de proteger a saúde de sua comunidade acadêmica. No entanto, segundo a Uerj, ocorre que aquela que se imaginava ser uma situação a perdurar por alguns meses se prolongou, podendo chegar até o final de 2020, não se sabendo ao certo quando e em quais condições poderão ser retomadas as atividades.

A UFRJ havia anunciado, no final de junho, o cronograma do auxílio inclusão digital, considerada a maior iniciativa do tipo no país. Com a ação, 13 mil kits internet serão distribuídos a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para assistência na retomada das aulas, de forma remota.

As inscrições começaram no último dia 9 e encerram nesta quinta-feira (16), às 17h, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), no site portalaluno.ufrj.br. Para realizá-la, o usuário deve acessar a opção “Pesquisa Avaliativa” e, em seguida, a aba “Inscrição Auxílio Inclusão Digital”. O resultado será divulgado na página da PR-7 no dia 20/7 e os recursos contra o resultado poderão ser feitos entre 21 e 24/7.

A logística da entrega dos kits internet está sendo discutida internamente pela reitoria da universidade.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias