Nesta quinta-feira (3), clientes do banco Itaú reportaram inconsistência em seus extratos. Muitos correntistas reclamam de saques não identificados e informaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
Em nota, o banco informou que o problema está relacionado com um “atraso no processamento de dados bancários” e que “trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”.
Qual é o problema?
Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não é possível aos correntistas acessar o site do banco.
Quais falhas são admitidas pelo banco?
O Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.
O aplicativo saiu do ar?
O banco não informou o motivo das dificuldades de acesso dos clientes.
O que gerou o problema?
Segundo o banco, o problema está relacionado “com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes.”
O banco afirma, portanto, que a pane “não tem relação com quaisquer eventos externos” – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.
Há previsão de restabelecimento?
O banco não informa um prazo para o restabelecimento do sistema. Na nota, diz que “trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.”
Todos os clientes enfrentam problemas?
Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas é afetada.
Meu dinheiro sumiu?
Não. Depois do problema resolvido, o saldo deve ser restabelecido pelo banco.
Crédito: Portal g1