Na ultima terça-feira (30/08) a Estação Cidadania, em Nova Cidade, recebeu a equipe técnica e representantes de bairros para a consulta pública, com o objetivo de apresentar os projetos de elaboração e execução de obras em nove bairros da cidade. Vale ressaltar que essas obras são uma parceria entre a Secretaria de Estado das Cidades (SECID) e a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB).
A reunião foi mediada pela gerente do Núcleo de Projetos da SEMOB, Alyne Felizardo, ao lado do secretário municipal de obras, Sandro Construforte. O encontro contou com a apresentação das intervenções simultâneas, que preveem a execução de obras de drenagem pluvial, pavimentação e sinalização viária em bairros do município. Além da revitalização e reurbanização da Avenida 22 de Maio, que tem o objetivo de modernizar e otimizar as condições de infraestrutura e garantir melhorias na mobilidade urbana da via.
As obras nos bairros contarão com pavimentação asfáltica, drenagem urbana e sinalização viária, com o objetivo de trazer uma melhor mobilidade para a população, além de melhorar o acesso ao transporte e fomentar o desenvolvimento socioeconômico. A execução das redes de drenagem tem o objetivo de trazer redução de custos em manutenção de vias públicas, o escoamento rápido das águas superficiais, além de facilitar o tráfego por ocasião das chuvas. Serão mais de 89 quilômetros de extensão de obras somando todos os bairros incluídos no projeto.
As obras fazem parte do programa Governo Presente, por meio da Secretaria de Estado das Cidades. Dentre os bairros contemplados estão: Bairro Chic e Sossego, que contarão com 16 ruas atendidas; Vila Visconde terá 16 ruas beneficiadas; Porto das Caixas, 38 ruas; Retiro São Joaquim, 12 ruas; Santo Antônio, 53 ruas; Parque Aurora, 31 ruas; Gebara, oito ruas; Aldeia da Prata, 16 ruas; Marambaia e Vila Brasil, com 51 ruas.
“Estou muito feliz com a elaboração desse projetos, por essa atenção do Estado dada ao nosso município. Agradeço também ao nosso prefeito, Marcelo Delaroli por todo o trabalho desempenhado e toda a nossa equipe. Meus parabéns!”, expressou o gestor da pasta.
A Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) ressalta também que medidas para possíveis impactos positivos e negativos, temporários reversíveis e permanentes irreversíveis, estão sendo observadas.