É orgulho, que fala? Orgulho é o sentimento que os riobonitenses tiveram nesta semana quando o lutador Rafael Macapá ganhou uma luta importante e por conta disso assinou um contrato com o Ultimate Fighting Championship (UFC). Mas orgulho mesmo é o que os alunos do projeto Amigos de Ouro, do bairro Nova Cidade, estão sentindo do seu ídolo. O projeto, que é do atleta e da sua esposa, ensina lutas para crianças e adolescentes da cidade.
Ontem, sexta-feira (30), um vídeo viralizou na cidade mostrando os alunos do projeto vibrando com a luta vencida por Macapá, que nasceu na capital do Amapá, mas há quatro anos mora em Rio Bonito.
O lutador conquistou o espaço no maior evento de MMA após vencer o brasileiro João Elias, por nocaute técnico, no Dana White’s Contender Series, que na prática funciona como uma peneira para encontrar novos talentos do esporte. Para o atleta, que possui um cartel de 11 lutas e nenhuma derrota, assinar o contrato é a realização de um sonho, que teve início ainda na infância.
– É uma sensação incrível de euforia e emoção. É a realização de um grande sonho, o maior na carreira de um lutador de MMA – contou ao Rafael quando deu entrevista a reportagem do ge.globo.
Projeto Social Amigos de Ouro
O projeto Amigos de Ouro disponibiliza aulas de jiu-jtsu, boxe e muay thay, ministradas pelo próprio Rafael, de capoeira, taekwondo, música, instrumentos, artes, pintura, aulas de leitura e ainda reforço escolar para cerca de 100 crianças e adolescentes de Nova Cidade
Segundo Rafael, a iniciativa não conta com apoios governamentais, mas com a ida dele para o UFC, a ideia é dar mais visibilidade ao projeto e assim o Amigos de Ouro possa ser ampliado para outros bairros e ajudar mais jovens através do esporte e da cultura.
– Espero que as coisas mudem e que possamos mostrar que um jovem do interior, mesmo com todas as dificuldades, também pode chegar no topo, basta querer e andar sempre no caminho certo! E por isso, quero ser um exemplo para todas aquelas crianças e jovens. Quero mostrar que é possível ser um campeão e que não existe impossível para quem tem fé e determinação! – disse Macapá.
Fotos: Chris Unger/Zuffa LLC e arquivo pessoal
Lívia Louzada