Rio Bonito tem aumento de 12% nos casos de Covid em nove dias

às

Assim como aconteceu em diversas cidades do país, Rio Bonito registrou um aumento de casos positivos de Covid-19 nas últimas semanas. Segundo dados da Secretaria de Saúde da cidade, o índice de infectados aumentou 12% do dia 1º de novembro até o dia 9. Apesar do município ainda não ter registrado casos da nova variante da Ômicron, BQ.1, que circula no país, dois motivos podem ser a explicação para o aumento de casos em Rio Bonito, a recente mudança de temperatura que acarretou em mais casos de síndromes gripais, e a baixa adesão à terceira e quartas doses da vacina contra a Covid. Com a imunização infantil, os números de vacinados são ainda mais baixos.

Segundo dados da Prefeitura, no dia 1º de novembro, 22 atendimentos foram feitos no Centro de Triagem da cidade e nenhum caso testou positivo, já no dia 3, o número de positivos já chegava a quatro, entre 27 atendimentos. Nos dias subsequentes, os casos tiveram uma queda, até que no dia 7, voltou a registrar quatro positivos e 35 atendimentos, e no dia 9, foram 43 atendimentos e 10 casos. No dia 10, oito pessoas testaram positivo.

Vacinação

No caso da vacinação infantil, segundo a Secretaria de Saúde, poucas crianças do município foram vacinadas. Em crianças entre 3 e 4 anos, a 1ª dose foi dada à 2% do público-alvo, e a 2ª dose a apenas 0,3%. Em crianças de 5 a 11 anos a porcentagem é melhor, 61,8% receberam a 1ª dose, e 37,1% a 2ª dose.

Entre os adultos, a adesão à 1ª dose ficou em 96,2%, 88,4% para a 2ª dose, 47,6% para a 3ª dose, e apenas 16,5% para a 4ª dose.

A secretária de Saúde, Cíntia Machado, informou que o órgão fará um trabalho de conscientização com a população para que os números de vacinados aumente. “A pandemia não acabou. Vem uma nova variante e a gente precisa estar vacinado, é muito importante que todos estejam com o esquema vacinal completo. À princípio somente nas unidades de saúde (está sendo exigido por Decreto), mas as pessoas idosas e com comorbidade devem usar sempre, principalmente nesse período onde estamos em um possível crescimento”.

Ela ainda informou que uma das ações para frear o aumento de casos e aumentar a imunização na cidade vai acontecer em dezembro, quando a Prefeitura terá uma van para levar vacina a locais rurais e à empresas, o “Vacina Itinerante”.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

A onda de calor que atinge o RJ deve durar ao menos até o dia 17 de maio. A alta de temperaturas, que começou no dia 22 de abril
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias