O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), concedeu aposentadoria ao presidente Jair Bolsonaro pelo tempo em que o político do PL atuou na Câmara dos Deputados. O valor deve girar em torno de R$ 30 mil.
Bolsonaro foi deputado federal de 1991 a 2018, ano em que se elegeu presidente da República. Pela lei, ele tem direito a receber a aposentadoria de parlamentar.
O despacho do presidente da Câmara foi assinado no último dia 30 de novembro – data a partir da qual a aposentadoria é concedida – e publicado no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (2).
Segundo a publicação no “Diário Oficial da União”, o valor de aposentadoria a que Bolsonaro tem direito corresponde a 32,50% do subsídio parlamentar, acrescido de 57% da remuneração fixada para os membros do Congresso.
Derrotado nas eleições de outubro deste ano, Bolsonaro deixará a Presidência da República no próximo dia 1º de janeiro. Será a primeira vez, em mais de 30 anos, que o político fica sem um mandato.
Ele será sucedido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltará ao Palácio do Planalto para o terceiro mandato à frente do Executivo.
Esta reportagem está em atualização
Crédito: g1