A prefeitura de Rio Bonito vem, nos últimos dois anos, realizando obras de prevenção para minimizar o impacto das chuvas que, geralmente, ficam mais intensas no verão. Para se prevenir de problemas como este, a prefeitura vem utilizando equipamentos e mão de obra especializada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios e canais da cidade, através do Programa Limpa Rio, capitaneado pelo Instituto Estadual do ambiente (INEA), em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente.
O Limpa Rio é uma das principais ferramentas utilizadas neste trabalho de prevenção que acontece no município. Além de promover a requalificação das margens do rio Bonito ao longo da Bela Vista, no Centro, para garantir a fluidez e evitar avanço em direção às casas, a limpeza também passou pela Colina da Primavera, Mangueira e Rio Vermelho. Com a reforma de uma máquina, o trabalho segue em direção ao Basílio, Parque das Acácias e Cambucás, e também direção ao Green Valley, Centro e Bela Vista.
Essa frente de trabalho também passou pelo Segundo Distrito para desobstruir o canal que corta o Parque Andreia, e reduzir as chances de transbordamento que há tempos afeta uma grande parcela da população residente naquele bairro. Essas ações vêm promovendo serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais, com desassoreamento e requalificação das margens, prevenindo a proliferação de vetores e riscos de inundações, beneficiando diretamente a população do município.