“Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais”. Com esse tema, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, realizou, nesta quarta-feira (08/08), o Fórum Municipal de Tuberculose na Câmara de Vereadores, em Nancilândia. A iniciativa contou com a participação de representantes da sociedade civil, além de servidores da SEMSA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS).
O evento foi realizado em alusão ao Dia Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose em Itaboraí. O fórum teve como objetivo apresentar as políticas de enfrentamento à doença no município, além de promover conscientização sobre o tema. Durante a iniciativa, foi apresentado também o cenário epidemiológico da doença no município, assim como o panorama nacional e estadual da tuberculose.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, parabenizou o trabalho realizado pela equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e ressaltou que o município é referência no tratamento da doença no estado do Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz com todo o avanço que o nosso município tem alcançado na área da Saúde, pois nossa equipe trabalha de dia, tarde, noite e muitas madrugadas para que a transformação venha acontecendo em Itaboraí. E um desses avanços é no combate à tuberculose com a entrega dos cartões de incentivo alimentar, que auxilia bastante no tratamento da doença. Parabenizo a todos do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que realizam um trabalho lindo na cidade e são referência em todo o Estado”, disse Hédio Mataruna.
A assessora técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), Suzete Younes, detalhou as políticas de enfrentamento à doença realizadas no âmbito estadual e reafirmou a referência de tratamento da doença em Itaboraí.
“É muito importante que a gente realize essa conscientização para os servidores e para a sociedade. O tratamento da doença é fundamental para a cura da doença e os exemplos são muitos. Atualmente, temos o cartão de incentivo alimentar que auxilia bastante os pacientes e o município de Itaboraí é um dos poucos no Estado que realiza a distribuição desse benefício”, afirmou Suzete.
Vale ressaltar que o município foi o primeiro do Estado do Rio a garantir o cartão de incentivo alimentar para os pacientes acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O cartão pode ser utilizado nos supermercados credenciados, durante o período de tratamento da doença, que pode chegar a seis meses, sendo restrita a utilização apenas dentro do município.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, afirmou que o fórum de tuberculose é um marco na história do combate à doença no município.
“Hoje é um dia muito feliz, é um sonho realizado. Avançamos muito no combate à tuberculose em Itaboraí com a chegada do cartão de incentivo alimentar e do trabalho realizado diariamente pela equipe do nosso programa com o apoio de toda a secretaria e demais setores da Prefeitura. Temos um tratamento de referência da tuberculose com o diagnóstico sendo realizado dentro do próprio município”, concluiu a coordenadora.
O diagnóstico e o tratamento da doença são oferecidos na sede do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.