Bienal do Livro faz 40 anos e leva mais de 300 convidados ao Riocentro

às
FOTO PARA SITE MODELO (3)

A Bienal do Livro de 2023 começa nesta sexta-feira (1º) no Riocentro sua edição comemorativa de 40 anos.

Até 10 de setembro, mais de 300 atrações, entre brasileiros e estrangeiros, vão passar pelo evento que espera público de 600 mil pessoas.

Sexta-feira – 1 de setembro
14h – Infantil – Mesa do Autor – Mauricio de Sousa

O mais premiado autor brasileiro de quadrinhos fala sobre seu trabalho e suas influências. É o criador da Turma da Mônica, que completa 60 anos.

17h – Palavra-Chave – 40 anos de Bienal: uma celebração

Autores que protagonizaram momentos inesquecíveis no evento falam sobre as memórias com a Bienal: Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Ruy Castro, Mauricio de Sousa, Clara Alves e Rosa Maria Araújo.

18h – Café Literário – Sextou com Simas

O professor e escritor Luiz Antonio Simas transforma o Café Literário num botequim carioca, onde a literatura brasileira e a cultura popular se misturam. O historiador recebe Marcelo Moutinho, Alberto Mussa e Bruna Beber.

Sábado – 2 de setembro
11h – Estação Plural – A transformação do Jeremias na Turma da Mônica

Como as Graphics MSP, projeto que consiste em releituras de personagens clássicos de Maurício de Sousa, discutiram racismo, ancestralidade e igualdade e ajudaram no aumento da representatividade nos gibis da empresa. Com Jefferson Costa, Rafael Calça, Sidney Gusman e Milena Souza.

11h – Palavra-Chave – Entrevista Cassandra Clare

Uma conversa com Cassandra Clare, um dos principais nomes da literatura de fantasia no mundo e autora das séries de livros “Os Instrumentos Mortais”, “As Peças Infernais” e “Os Artifícios das Trevas”.

15h – Palavra-Chave – Contadores de História

Neste encontro, os autores Neal Shusterman, Lázaro Ramos, Pétala Souza e Isa Souza conversam sobre a arte de contar histórias e o poder da imaginação em promover mudanças reais.

16h – Café Literário – Novos centros, muitas vozes

Uma conversa sobre a multiplicidade da literatura contemporânea, com diferentes experiências sobre ser brasileiro e contar histórias. Com Itamar Vieira Júnior, Micheliny Verunschk, Manya Millen e Aldri Anunciação.

18h – Estação Plural – Páginas na tela

As escritoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet conversam com o ator Lázaro Ramos sobre a adaptação de suas obras para outras mídias.

19h – Palavra-Chave – Baile da Realeza

A autora Julia Quinn, autora da série “Os Bridgertons”, recebe os leitores para um baile na Bienal do Livro.

Domingo – 3 de setembro

11h – Palavra-Chave – Entrevista Holly Black

A autora norte-americana Holly Black, autora de mais de 30 livros de fantasia, entre eles “Príncipe Cruel”, conversa com os leitores.

13h – Palavra-Chave – Entrevista Julia Quinn

A autora Julia Quinn, da série “Os Bridgertons”, conversa com o público sobre sua trajetória.

17h – Palavra-Chave – Falando de amor

Autores conversam sobre como as relações e afetos fazem parte da sociedade e são retratados nos livros. Com Ana Suy, Paula Gicovate, Renato Nogueira e Karina Vieira.

18h – Café Literário – Seremos mesmo substituídos pela Inteligência Artificial? g1 + GloboNews

GloboNews e o g1 promovem um painel sobre os impactos da Inteligência Artificial na vida das pessoas. A mediação é de Bete Pacheco, e a mesa tem a participação de Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP; Nina da Hora, pesquisadora e cientista da computação; e Lucas Herdy, engenheiro e gerente de Produto do g1.

19h – Desfile de Cosplay

Cassandra Clare e Holly Black assistirão um desfile de fantasias de seus personagens feito pelos fãs. Os visitantes interessados em desfilar deverão chegar com suas fantasias, pontualmente, às 16 horas, no Auditório do Expositor, para participar de uma pré-seleção na qual 12 serão escolhidos para desfilar para as autoras.

Segunda-feira – 4 de setembro

16h – Café Literário – Livros que me (trans) formaram

Leitores apaixonados contam quais são as obras que estiveram nos momentos marcantes de suas vidas e ensinaram outras formas de ver o mundo. Com Iris Figueiredo, Ivan Costa, Henrique Rodrigues, Claudia Lamego e Priscila Sztejnman.

17h – Palavra-Chave – O universo das webcomics e a produção de quadrinhos on-line

A expansão da indústria de quadrinhos para a internet e suas particularidades. Com Paulo Moreira, Helô D’Angelo, Triscila Oliveira e Isadora Zeferino.

Terça-feira – 5 de setembro

16h – Café Literário – Páginas no palco – Vera Holtz e Ficções

A atriz Vera Holtz lê trechos da peça “Ficções” acompanhada do músico Federico Puppi e conversa com o público.

17h – Palavra-Chave – Mulheres e o humor

Humoristas compartilham as alegrias e dificuldades da arte de fazer rir. Com Pequena Lo, Ingrid Guimarães, Eduarda Azevedo e Marisa Orth.

18h – Café Literário- Em Primeira Pessoa: Conceição Evaristo

A autora Conceição Evaristo fala sobre sua trajetória, relação com a leitura e escrita e suas influências.

Quarta-feira – 6 de setembro

15h – Palavra-Chave – Enaldinho: a lenda da internet

Conversa com Enaldinho, criador de conteúdo para o público jovem com mais de 30 milhões de inscritos no YouTube.

16h – Café Literário – Páginas no palco – Beth Goulart e Laila Garin – Clarices

As duas atrizes fazem uma leitura dramatizada, com música e conversa, do trabalho de Clarice Lispector.

17h – Palavra-Chave – Maternidades reais

Mães com diferentes experiências falam sobre os desafios e as alegrias da criação dos filhos. Com Diana Garbin, Gabi Oliveira, Isabela Reis e Ruth Manus.

19h – Palavra-Chave – Dinheiro é coisa séria

Discussões sobre a importância de cuidar das finanças e ter uma relação saudável com o dinheiro. Com Nath Finanças e Nathalia Cruz.

Quinta-feira – 7 de setembro

12h – Café Literário – Viva a nossa língua, a nossa língua viva

Professores e autores falam sobre a relação com a língua portuguesa, o seu uso e as suas transformações. Com Jana Viscardi, Caetano W. Galindo, Amara Moira e Dri Azevedo.

13h – Palavra-Chave – Amazônia agora e sempre

Autores e ativistas com diferentes perspectivas falam da urgência da proteção ambiental e das riquezas e importância da floresta para o planeta. Com Miriam Leitão, Eliane Brum, Marcia Kambeba e Cristina Serra.

14h – Café Literário – Em primeira pessoa: Ailton Krenak

Krenak fala sobre sua trajetória, sua luta em defesa pelos direitos dos povos indígenas e a importância de mudarmos a maneira como nos relacionamos com a vida e a natureza.

15h – Palavra-Chave – Escritas do coração

Carla Madeira, Valter Hugo Mãe e Pedro Pacífico falam sobre a escrita voltada para os sentimentos e sensibilidade em relação a vida diária.

16h – Café Literário – Páginas no palco – Jeferson Tenório – O Avesso da Pele em cena

A diretora Beatriz Barros e o ator Marcos Oli falam sobre o desafio de levar o livro de Jeferson Tenório para os palcos.

19h – Palavra-Chave – Uma Nova Independência

Laurentino Gomes, Ynaê Lopes dos Santos e Tiago Rogero falam sobre como a sociedade brasileira precisa entender sua origem para poder traçar novos caminhos.

Sexta-feira – 8 de setembro

12h – Café Literário – Na rua a gente se encontra

Representantes de vários segmentos discutem como a cidade pode ser mais acolhedora com os seus habitantes. Com Joice Berth, Pedro Machado, Ana Paula Araújo e Vitor Almeida.

13h – Palavra-Chave – Fanfics: da inspiração à publicação

Autores conversam sobre inspiração, limites dos direitos autorais e como as fanfics estão ganhando influência. Com Babi Dewet, Ray Tavares, Nathália Sodré e Sofia Soter.

16h – Café Literário – Quem tem medo de você IA?

Pesquisadores e artistas discutem os rumos da inteligência artificial e falam sobre como elas são aplicadas na vida diária, regulamentação, criatividade e ética. Com Nina da Hora, Pedro Garcia, Bruno Natal, Dora Kaufman e Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

18h – Café Literário – Sextou com Simas

Os convidados de Luís Antônio Simas falam sobre os diversos modos de encarar o cotidiano e como a alegria ajuda a driblar as dificuldades. Com Luiz Rufino, Luiza Souza e Leandro Vieira.

19h – Palavra-Chave – Conversa entre gerações

Mulheres de diferentes gerações debatem estereótipos negativos associados ao envelhecimento. Com Andrea Pachá, Juliana Leite, Bianca Ramoneda, Kika Gama Lobo e Ana Beatriz Nogueira.

Sábado – 9 de setembro

15h – Palavra-Chave – Entra na roda com Jenna Evans Welch

A autora do best-seller “Amor & gelato”, que inspirou a adaptação da Netflix, responde as perguntas de quatro entrevistadores.

16h – Café Literário – Páginas no palco – Claudia Abreu & Virginia Woolf

Claudia Abreu faz uma leitura dramatizada de trechos da peça: “Virginia: um inventário íntimo” e fala sobre temas da sensibilidade humana relacionados ao texto.

17h – Palavra-Chave – Escrever (com) seu amor

O casal Rachael Lippincott e Alyson Derrick conta a experiência de escrever junto e fala de processo criativo.

Domingo – 10 de setembro

13h – Palavra-Chave – O romance é pop

Autoras falam sobre quais os elementos para fazer uma comédia romântica de sucesso e quais são as próprias referências que colocam nos trabalhos. Com K.L. Walther, Lynn Painter, Paula Pimenta e Raffa Fustagno.

14h – Café Literário – Diásporas e raízes

Autoras com relatos que envolvem a busca pela identidade falam sobre as semelhanças e diferenças entre Brasil e Angola e a importância do compartilhamento de narrativas. Com Yara Nakahanda Monteiro, Bianca Santana e Stephanie Borges.

15h – Palavra-Chave – Do romance policial ao true crime: por que os crimes nos fascinam?

Autores de obras de true crime falam sobre os bastidores da apuração de trabalhos e sobre a curiosidade do público. Com Mabê Bonafé, Carol Moreira, Ivan Mizanzuk, Raphael Montes e Isabella Moore.

16h – Café Literário – Ciranda literária (ABL)

Autores da Academia Brasileira de Letras falam sobre seus trabalhos e influências. Com Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cícero, Antonio Torres e Carlos Nejar.

18h – Café Literário – Páginas no palco – Macacos – Dramaturgia-denúncia com Clayton Nascimento

Clayton Nascimento leva para o evento trechos de sua dramaturgia. Ator, diretor e autor premiado este ano pelo espetáculo “Macacos”, ele reflete sobre o racismo.

19h – Palavra-Chave – Rita Lee: uma homenagem

Uma homenagem ao trabalho da rainha do rock com Kamille Viola, Guilherme Samora e Mel Lisboa.

Crédito: g1.globo.com

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias