A cerimônia de passagem de titularidade das delegacias aconteceu na última terça-feira (27). O delegado Milton Siqueira é o novo titular da 119ª Delegacia de Polícia de Rio Bonito, vindo da 125ª DP de São Pedro da Aldeia, pra onde vai Renato Perez, que era o delegado de Rio Bonito. Da 70ª DP de Tanguá, sai o delegado Roberto Nunes para entrada de Marcus Henrique Alves. Roberto Nunes assumirá a 120ª DP de Silva Jardim no lugar de Carlos Eduardo Almeida, que foi para o Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).
Segundo informações da Polícia Civil, nos últimos meses a delegacia de Rio Bonito ocupou o primeiro lugar na lista de produtividade entre as 41 unidades do interior do estado e, quando não esteve à frente, ficou entre os três primeiros lugares.
“Fica um sentimento de dever cumprido. Procurei atuar o máximo possível, agilizei o serviço da delegacia tanto na parte administrativa, com a retirada dos veículos que tinha em excesso e reformas, por exemplo, quanto na parte operacional, com prisões de efeito. A delegacia é bem pontuada entre as delegacias chamadas de porte pequeno. Agora passo o bastão para o meu colega e amigo que estava em São Pedro da Aldeia (Milton Siqueira)”, disse o delegado Renato Perez.
O novo delegado de Rio Bonito, Milton Siqueira, tem 39 anos de Polícia Civil, sendo 14 como detetive e 25 como delegado.
“Minha expectativa aqui é boa, já estive em várias delegacias complicadas, essa delegacia aqui é de pequeno porte, então a quantidade de trabalho é menor, embora sempre complicado, mas por ser menor, isso ajuda na hora de elucidar um crime, ao contrário de unidades como na Penha e em Bonsucesso, onde já trabalhei. Acredito que o Renato vai dar certo lá (em São Pedro da Aldeia) e eu vou dar certo aqui (em Rio Bonito)”.
O diretor do Departamento-Geral de Polícia do Interior, delegado Antenor Lopes, explicou sobre as recorrentes trocas de comando nas delegacias. “Isso é uma rotina, faz parte. Na maioria das vezes isso serve para oxigenar o trabalho das equipes. A equipe do doutor Renato Perez fez um excelente trabalho em Rio Bonito, cumpriu sua missão. Em São Pedro da Aldeia, ele vai, juntamente com sua equipe, dar continuidade ao ótimo trabalho que fez aqui na cidade, e está vindo pra cá o doutor Milton, que da mesma maneira fez um excelente trabalho em São Pedro da Aldeia, e nós temos convicção de que ele e sua equipe vão repetir isso aqui em Rio Bonito também”.
Presente na troca de comando, o deputado estadual Guilherme Delaroli disse que acredita na melhora do combate à criminalidade a partir dessas mudanças. “Tenho certeza que vai oxigenar ainda mais e elevar o bom trabalho que a Polícia Civil faz em toda região. Tenho certeza que vai melhorar e muito o combate à criminalidade que a gente tem aqui na região”.
Também prestigiando a cerimônia, o prefeito Leandro Peixe destacou a passagem do delegado Perez e de outros titulares em Rio Bonito. “Sabemos que a troca de comando é sempre muito complicada porque até a pessoa conhecer a equipe e entender todas as demandas da cidade, é difícil, mas tenho certeza que doutor Milton vai conduzir muito bem as atividades aqui no nosso município, assim como o doutor Renato deixou um legado, o doutor Bruno (Gilaberte), o doutor Luiz Henrique (Guimarães), que foram alguns dos grandes delegados que passaram por aqui”.
A cerimônia de passagem contou ainda com a presença do chefe de Gabinete de Rio Bonito, Lucas Mendes; do secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Murilo Balbino; do secretário de Segurança de Itaboraí, Alexandre Daher; do secretário de Saúde de Itaboraí, Hédio Mataruna, e de representantes do Legislativo municipal.
Troca de delegados em Tanguá
O novo delegado da 70ª Delegacia de Polícia de Tanguá, Marcus Henrique Alves, veio da 9ª DP do Catete, no Rio de Janeiro, ele substitui o delegado Roberto Nunes, que estava no município tanguaenses há cerca de 10 meses. Neste período, segundo ele, a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), o trabalho em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal e as ações no combate a violência contra crianças, adolescentes e mulheres, foram algumas das prioridades.
Ele pontua ainda que neste período que esteve à frente da delegacia, conseguiu reprimir os roubos que aconteciam na cidade, principalmente os casos em sítios. As ações deram a unidade policial o 7º lugar em produtividade investigativa entre as delegacias de pequeno porte.
“Uma mudança pra nós é sempre difícil, ainda mais quando estamos integrados no município e na comunidade, podendo trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Como fazíamos e com isso, conseguimos dentre diversas ações, reprimir a prática de roubo, principalmente os fatos que estavam acontecendo em sítios. Esses fatos, inclusive, passaram a não mais ocorrer. Reativamos o Conselho Comunitário de Segurança, que terá sua segunda reunião, o que é muito importante para a sociedade; tivemos ações que buscaram reprimir a prática de crimes como estelionato e, as parcerias com o Conselho Tutelar e o CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), foram sempre muito ativas, pois a prática delitiva contra criança e contra a mulher foi sempre um dos nossos objetivos principais. Graças ao trabalho e a cooperação de todos nós, pudemos executar um bom trabalho”, avaliou o delegado.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] Delegacias de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim tem novos delegados […]