Logo nas primeiras horas de 2019 o Rio de Janeiro recebeu seu novo governador. Wilson Witzel tomou posse nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) junto com seu vice, Claudio Castro. A cerimônia aconteceu rapidamente para que o governador pudesse embarcar para Brasília a tempo de assistir a posse do presidente da República, Jair Bolsonaro. A transmissão do cargo e a posse do secretariado serão feitas amanhã (2), às 14h, no Palácio Guanabara.
A cerimônia começou com breve discurso do presidente da Casa, André Ceciliano (PT). Ele fez a abertura oficial, seguida de Hino Nacional com participação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. Esse foi um pedido do governador, que é ex-fuzileiro naval. Durante a solenidade, foi feita a leitura do compromisso constitucional de posse, acompanhada da leitura e assinatura do termo de posse do governador. O mesmo procedimento foi feito para o vice-governador, Claudio Castro.
O novo governador fez um discurso de 20 minutos, no qual deixou claro seus compromissos com o resgate da cidadania, segurança, cultura e agricultura. “Tomo posse, hoje, como governador, graças ao desejo de mudança da população de nosso querido estado, que acreditou em dias melhores. Portanto, meu primeiro agradecimento é ao povo. Assumo o compromisso de não deixar apagar essa chama de confiança para um futuro melhor de nosso estado”.
A cerimônia foi encerrada com a execução do Hino do Estado do Rio de Janeiro. Em seguida, o governador fez uma breve coletiva, na qual se limitou a responder cinco perguntas. No próximo dia 12, após a segunda reunião com o secretariado, ele prometeu divulgar as primeiras medidas de seus primeiros 100 dias de governo.
Fonte: O São Gonçalo