Artesãos de Rio Bonito recebem Carteira Nacional profissional

às
Entrega-das-carteiras-dos-Artesaos-5-1024x717
Foto: Natan Duarte

A secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual de Artesanato, entregou nesta sexta-feira (29/11) 40 Carteiras Nacional do Artesão a profissionais do município. O documento, que reconhece oficialmente a atividade dos artesãos em todo o território nacional, foi concedido aos artífices que cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo programa.

A cerimônia, realizada no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, do Coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, do Chefe de Gabinete, Lucas Mendes, da Coordenadora de Turismo Religioso, Natcha Dias, além do ex-secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, entre outros.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, as parcerias são fundamentais para ampliar o trabalho iniciado nas feiras realizadas na cidade.

“Essa entrega é fruto de um trabalho que começou lá em 2021, onde conseguimos diversas parcerias com hotéis e restaurantes, e também um local apropriado para expor o trabalho dos artesãos na praça central. Além disso, hoje nossos artesãos trazem em seu trabalho a identidade da nossa cidade e nossa cultura. Fico muito feliz que mais essa etapa está sendo concluída”, declarou o secretário.

Benefícios

A Carteira Nacional do Artesão proporciona aos profissionais acesso a políticas públicas como microcrédito e descontos, além de permitir a participação em feiras de diferentes níveis. Os artesãos também podem se beneficiar de cursos de capacitação, oferecidos para expandir suas técnicas, produtos e vendas, contribuindo para o aumento da renda.

“Saímos do décimo para o 2º lugar no cadastro nacional. O maior benefício da carteira é o reconhecimento da profissão em todo o território nacional. Além disso, o documento serve como pré-requisito de uma linha de crédito, por meio da parceria com a AgeRio, fora as oportunidades de capacitação por meio de parcerias com o Sebrae”, afirmou o Coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos.

Linhas de Crédito

Entre os programas de apoio dos artesãos está o ArtCredRJ, uma parceria inédita entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, que disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses com a Carteira Nacional do Artesão. Os créditos variam de R$ 300 a R$ 21 mil, com uma taxa de 0,25% ao mês, prazo de 24 meses e carência de 12 meses, podendo ser usados para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

Segundo o ex-secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, o artesanato simboliza a economia, diversidade e identidade cultural dos municípios fluminenses.

“Quero reconhecer e enaltecer a importância do trabalho do nosso artesão rio-bonitense. Nosso trabalho foi fazer a política pública chegar a cada cidadão e assim, melhorar a vida, o trabalho e a economia local”, garante.

Além disso, leia também:

Paciente que sofreu acidente tem reabilitação com fisioterapia ocular em Tanguá

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Fotos: Natan Duarte

Veja também

Setor de Serviços concentra maior parte das oportunidades nas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba
às
O livro foi lançado no BIEN 2025, que aconteceu no Cine Henfil, no Centro de Maricá
às
Agentes encontraram sacos plásticos na mala do veículo, onde as drogas estavam escondidas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias