O transporte de uma carga de 800 toneladas, que possui 135 metros de comprimento e 59 eixos, deve durar aproximadamente 15 dias através da Via Dutra, por conta da dimensão do objeto, de acordo com a concessionária CCR RioSP. O item – um transformador – vai ser transportado de São Paulo até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, de onde será enviado para o destino final, na Arábia Saudita. Nesta segunda-feira (21), o deslocamento foi adiado por motivos técnicos e operacionais, segundo a concessionária responsável pela via.
O deslocamento havia começado na última quinta-feira (17) e iria continuar nesta segunda-feira (21), partindo de Arujá (SP) e seguindo até Guararema (SP).
Essa é a segunda vez que esse trajeto foi adiado. Inicialmente, o transporte deveria ter começado em 10 de julho, mas o começo foi modificado para o dia 17, para “realizar ajustes técnicos no equipamento para garantir a máxima segurança viária”.

O coordenador de Operações da RioSP, Ademir Pereira, pediu que os motoristas respeitem as sinalizações da rodovia, especialmente por conta das dimensões da carga.
“Reiteramos a importância de o motorista respeitar a sinalização da rodovia, além do distanciamento do veículo a frente e ficar atento as informações nos Painéis de Mensagem Variável (PMV). Essas orientações são válidas para todas as situações, mas essa cabe atenção especial, tendo em vista as dimensões (peso, largura e comprimento) da carga. Estamos trabalhando para que a operação ocorra de forma segura e tranquila para todos”, disse o coordenador.
Leia também: Concurso do Degase oferece mais de 2 mil vagas; inscrições vão até 05/08
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.