Favoritos ao título do Brasileirão, Flamengo e Palmeiras se enfrentam em “final antecipada” neste domingo (19). Depois de liderar o campeonato durante cerca de seis meses, o rubro-negro perdeu a liderança para o clube paulista no começo de outubro e agora tenta recuperar a vantagem. Para o duelo, que acontece às 16h, a previsão é de Maracanã lotado, com aproximadamente 70 mil torcedores.
Leia também: Rio Bonito recebe apresentação da Orquestra Filarmônica Metropolitana no fim deste mês
As duas equipes vêm de goleadas. Na última quarta-feira, o Palmeiras emplacou 5×1 enfrentando o Bragantino. No mesmo dia, no clássico carioca, o Flamengo venceu de 3×0 contra o Botafogo. Ao final da partida, o zagueiro rubro-negro, Léo Ortiz, em entrevista à CazéTV, afirmou “É uma final para nós”.
Reencontro
O jogo também marca o reencontro entre Flamengo e Andreas Pereira, jogador que ficou marcado na história do clube pela final da Libertadores de 2021. Na ocasião, o atleta perdeu o controle da bola no meio do campo, ação que terminou no gol do título do Palmeiras. Agora, defendendo o time paulista, o jogador participou de três jogos e já totalizou dois gols e uma assistência.
Disputa na tabela
Como aconteceu nos últimos meses, apenas 3 pontos separam os dois clubes na tabela do Brasileirão, a diferença é que desta vez, o Palmeiras está na frente. O clube paulista tem duas vitórias a mais que o Flamengo, primeiro critério de desempate – em caso de pontos iguais. Já no segundo quesito, saldo de gols, o rubro-negro aparece na frente totalizando 40 contra 28. Por conta destes dados, a partida é considerada uma “final antecipada” do campeonato, já que um confronto direto entre os dois pode ajudar a definir o campeão em dezembro.
Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.