Cuidados e ações preventivas intensificadas contra dengue

ações preventivas de combate e alertando sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti
às
dg ita
Foto: SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses (DVVZ), vem com ações preventivas de combate e alertando sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além de ações diárias dos agentes de endemias pelo município, a SEMSA vem orientando a população sobre ações preventivas que podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Durante as ações realizadas, os agentes utilizam equipamentos de UBV (Ultra Baixa Volume), conhecidos popularmente como ‘fumacê’, distribuem panfletos, visitam residências e conversam com a população sobre a importância dos cuidados necessários contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya.

Na última semana, os agentes realizaram ações com palestra, panfletagem e educação ambiental nos distritos de Manilha e Visconde. Os locais foram escolhidos de acordo com o levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), onde é possível identificar áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes, permitindo conhecer a distribuição do vetor.

O diretor do Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses, Adriano de Paula, destaca a importância das ações de combate a proliferação do Aedes aegypti.

“O nosso objetivo com essas ações diárias é evitar a proliferação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além disso, buscamos conscientizar a população sobre a importância de todos no combate a dengue”, disse o diretor.

Para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, ações simples podem acabar com os focos do mosquito:

• Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
• Não jogue lixo em terrenos baldios.
• Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.
• Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
• Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
• Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.
• Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, mal estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, procure o serviço de Saúde mais próximo de sua residência. Já para denunciar focos de mosquito, basta entrar em contato com o e-mail: dvvzitaborai@gmail.com ou telefone: (21) 2635-7456 (DVVZ).

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias