Com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavirus, os pais estão criando uma rotina de estudos para os filhos em casa. A plataforma digital, lançada pela secretaria de Educação no dia 1° de abril, se tornou uma boa opção para que os alunos da rede municipal fiquem mais ativos em relação aos estudos. Nos primeiros dois dias de funcionamento, mais de dez mil pessoas já acessaram a nova ferramenta pedagógica.
Antes do lançamento da plataforma digital, muitos professores mantiveram o vínculo com seus alunos e vinham passando atividades de ciência, matemática, de desenho, pintura, interpretação de texto, confecção de jogos, além de sugestões de filmes e arquivos de vídeos com contação de histórias, tudo postado em grupos de whatsApp ou através de “lives” nas redes sociais. Agora todo esse conteúdo, como textos, histórias, informativos, vídeos e ilustrações, entre outros, estão à disposição de todos os alunos da creche ao 9 º ano num único local.
“Todos os dias eu brinco, vejo televisão, mas também faço as minhas tarefinhas em casa. Depois minha mãe corrigi e mostra para a tia Simone pelo whatsApp ”, garante Heitor Bertoni Castilho, aluno do 2° ano da Escola Municipalizada Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC).
Já a aluna do Jardim de Infância Municipalizado Barão do Rio Branco, Júlia Duarte Drumont, continua mantendo a rotina de estudos. Com a ajuda da mãe, ela estuda no mesmo horário e período quanto está na escola. Ela está desenvolvendo as atividades com muita dedicação e quer voltar logo para escola e ver os coleguinhas e a professora.
“Como não posso ir para escola, a minha mãe está me ajudando a fazer todas as tarefinhas enviadas pela tia Silvana. Hoje estou fazendo o alfabeto e a tarefa do brigadeiro”, garante a aluna do Pré II, que, segundo a mãe, Angélica Cardozo Duarte Drumond, mantém uma rotina diária, realizando atividades enviadas pela escola e indicada pela Plataforma digital.
Segundo a diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Terena Figueiredo, esse período que as crianças estão em casa de quarentena é uma boa oportunidade para os pais fortalecerem os vínculos com seus filhos.
“Embora as escolas estejam fechadas, o vínculo dos professores com os alunos continua. Isso tem sido fundamental, principalmente para auxiliar os pais e os próprios alunos a se manterem ativos durante a quarentena, que atingiu a todos e não sabemos quanto tempo vai durar”, explica a diretora do Departamento de Ensino, Gilssara Peçanha.