Aprovados na 1ª fase do concurso da Guarda de Rio Bonito têm aula inaugural de formação

às
image00030
Foto: Lívia Louzada

Cerca de 50 pessoas aprovadas nas primeiras fases do concurso para Guarda Civil Municipal de Rio Bonito tiveram a aula inaugural do curso de formação nesta sexta-feira (8). Homens e mulheres passarão por quase dois meses de treinamento comandado pelo centro de formação de guardas de Tanguá. A instituição possui uma equipe mista de professores, formada por policiais militares, civis, guardas, agentes da Defesa Civil e agentes de trânsito. Ao final deste período, somente 20 pessoas serão nomeadas, pois a formação é eliminatória. Os demais que forem aprovados no curso, entrarão para o cadastro de reserva da Guarda de rio Bonito.

A aula inaugural aconteceu no Clube de Tiro Rearmy, em Rio Bonito, onde a instituição de Tanguá tem parceria e, portanto, onde os futuros guardas terão aulas sobre armamento. De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rogério Góes, o plano do atual governo, baseada da Lei Municipal 2475, era começar o processo de armar a Guarda da cidade, por isso, a formação já deixará os aprovados preparados para a atividade se assim o próximo governo desejar.   

“Essa formação está sendo voltada para que os próximos guardas fiquem preparados para que, se a próxima gestão quiser armar a guarda, vão ficar faltando poucos quesitos documentais, estruturais e equipamentos, mas a questão de formação, esses 20 já entrarão capacitados para isso”.

Segundo o coordenador da Guarda Civil Municipal de Tanguá, Weslei Lopes, a carga horária do curso é de 728 horas e a equipe de instrutores é multidisciplinar, formada por guardas civis municipais de Rio Bonito, Tanguá e Maricá, agentes de trânsito, policiais federais, civis, delegados, profissionais da Marinha, através do Corpo de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e servidores da Prefeitura de Rio Bonito, como fiscais de postura, agentes da Defesa Civil e da fiscalização ambiental.

Lopes também falou sobre o setor de formação tanguaenses. “O curso está estabelecido de acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A Guarda Civil Municipal de Tanguá possui um setor próprio de educação, formação e treinamento, que já está estabelecido dentro do âmbito da Polícia Federal e Ministério da Justiça, então o curso está cumprindo além do que preconiza o Ministério da Justiça”

Presente na aula inaugural, o presidente da Câmara de Rio Bonito, Alex da Guarda, que é integrante da corporação riobonitense, aconselhou que os aprovados se dediquem ao curso. “Se esforcem bastante, se dedique ao máximo. A profissão é árdua, mas vale a pena. O nosso maior patrimônio é o cidadão. Que eles venham com muita vontade de trabalhar, pois a gente está com muita vontade de recebê-los”, pontuou.

O conselho do vereador parece cair como uma luva para Diogo Rodrigues, que já é guarda em Tanguá, mas decidiu fazer o concurso para Rio Bonito, passou na prova e agora vai fazer o curso de formação. Ele disse que se dor aprovado, pensa até em morar na cidade com a esposa e os filhos, já que reside em Guapimirim.

“Estou vindo para Rio Bonito para ter outras oportunidades e expandir o conhecimento. Estou com muita expectativa de crescimento. A cidade é muito bonita e se eu entrar, talvez eu more até aqui com minha família”.

Aprovados. Cerca de 50 pessoas aprovadas nas primeiras fases do concurso para Guarda Civil Municipal de Rio Bonito tiveram a aula inaugural
Foto: Lívia Louzada

Em sua fala na aula inaugural, o prefeito Leandro Peixe anunciou um investimento na Guarda, três novas viaturas que já foram licitadas. Ele ainda desejou sorte para os concorrentes. “Corram atrás e se qualifiquem, porque quando você entra na máquina (pública), quem tem valor é quem tem conhecimento. Sejam os melhores guardas civis do estado do Rio de Janeiro”, finalizou.

Além disso, leia também:

Concursados para Guarda Municipal de Rio Bonito se formarão em Tanguá

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Crime aconteceu depois que Lea Cândida Valverde Rezende, 70, não teria repassado valores da venda de gado ao funcionário
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Aprovados na 1ª fase do concurso da Guarda de Rio Bonito têm aula inaugural de formação […]

Últimas Notícias