Brasileiros já esperam o Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá

às

Terá inicio nesta terça-feira (22) a 33ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que esse ano será realizada na Cidade do Panamá, capital do Panamá. Esse grande evento religioso e cultural acontece sempre a cada três anos e reúne milhares de jovens de todos os cantos do mundo, muitos deles do Brasil, com o Papa Francisco para uma profunda reflexão.

Durante o evento que acontecerá até domingo (27), os participantes poderão trocar experiências e aprender uns com os outros.”Está sendo uma experiência incrível, conhecer um país, outra cultura, línguas diferentes e saber que todos estão aqui com o mesmo objetivo é maravilhoso. Pra JMJ eu já estou ansiosa demais, acredito que vá ser infinitamente gratificante.” Declarou a professora Mayara Costa de 25 anos, da Paróquia Santo Antônio em São Gonçalo, que já se encontra no Panamá.

Para ela a maior dificuldade foi a falta de dinheiro, chegando a pensar em desistir da viagem várias vezes. Mas ela e mais oitos jovens fizeram rifas e venderam diversos tipos de doces para poder ajudar com as despesas. Além deles, o Portal Eu, Rio! apurou que 68 jovens de Niterói também participarão da JMJ.

Pela primeira vez na América Central

Com o tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”, essa será a primeira edição da Jornada Mundial da Juventude em um país da América Central desde a sua primeira edição em 1986 em Roma na Itália. Com forte presença católica, o Panamá tem cerca de 2,7 milhões de fiéis espalhados pelo país que totalizam aproximadamente 72% da população. O país tem como o sua padroeira Santa Maria La Antigua.

Embora o início oficial seja nesta terça, o Papa Francisco é aguardado na capital panamense somente no dia seguinte quando seu voo chega ao Aeroporto Internacional de Tocumen por volta das 16h30 (horário local).

O Pontífice tem seu primeiro encontro com os jovens somente na quinta-feira, onde dará boas-vindas aos participantes da Jornada. Ele participará também da Via-Sacra, que se faz normalmente na sexta-feira. No sábado haverá a grande vigília do Papa com os jovens e no domingo acontece a celebração do encerramento da Jornada.

A JMJ foi instituída em 20 de dezembro de 1985, por São João Paulo II durante um encontro de Natal. O Papa queria que o evento acontecesse todos os anos, no Domingo de Ramos como um encontro de dioceses e também a cada dois ou três anos, como um encontro internacional, em um lugar previamente estabelecido.

O Brasil já recebeu uma edição da Jornada Mundial da Juventude, foi entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, a missa de encerramento levou cerca de 3,5 milhões à Praia de Copacabana de acordo com os organizadores do evento na época.

Fonte: Portal Eu, Rio!

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias