Prolagos fecha acordos com prejudicados por falta de água

às

Devido a um inquérito civil sobre danos de ordem material e moral sofridos pelos consumidores das Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, por causa de falta de água de 25 de dezembro de 2018 até janeiro de 2019, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) — por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Cabo Frio — firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prolagos S/A Concessionária de Serviço Público de Água e Esgoto e os Procons das três cidades.

De acordo com o documento, a Prolagos deverá ter, em suas lojas e nas sedes dos Procons listados, procuradores com poderes para celebrar acordos individuais, com os cidadãos que se sentirem lesados, visto que os prejuízos sofridos deverão ser comprovados mediante a análise da situação de cada consumidor. De posse das informações e dos documentos, a concessionária abrirá procedimento interno que possibilitará a verificação da legitimidade da reclamação.

O plantão da equipe da Prolagos será realizado em dias alternados em cada município, com duração de quatro horas diárias, sempre das 13h às 17h, iniciando-se a partir da assinatura do TAC, na última quinta-feira (dia 17), até 31 de março de 2019. Os plantões, neste período, ocorrerão sempre às segundas (em Búzios), quartas (Arraial) e sextas-feiras (Cabo Frio). A loja de atendimento da Prolagos em Tamoios receberá um advogado do Procon também às sextas-feiras.

Caso deixe de prestar o atendimento, a concessionária deverá pagar multas de R$ 50 mil, assim como de R$ 20 mil por hora ou fração descumprida no atendimento à população. O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Vinicius Lameira Bernardo; os coordenadores do Procon Mônica Bonioli Paiva Gonçalves (Cabo Frio), Ulisses Tito da Costa (Búzios) e Marcio Lisboa Chaves (Arraial do Cabo) e, pela Prolagos, o diretor-presidente Sérgio Antonio Rodrigues da Silva Braga, a gestora do Departamento Jurídico, Niella Morato Dutra Cançado, e o diretor-executivo Marcos Valério de Araújo.

A Prolagos informou, em nota, que os cinco municípios atendidos pela concessionária (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) receberam o maior número de visitantes dos últimos cinco anos (835 mil, que somados à população local ultrapassou 1,25 milhão de habitantes). O grande número de pessoas impactou a rotina das cidades e a prestação dos serviços públicos, principalmente o abastecimento de água, cuja demanda é ainda maior devido às altas temperaturas e ao tempo de permanência dessa população excedente que também foi maior neste ano.

Ainda acrescentou que, desde o início do verão, está operando o sistema de abastecimento de água com carga máxima e, em nenhum momento, houve a paralisação total da prestação do serviço. No entanto, a infraestrutura reforçada não eliminou totalmente as ocorrências pontuais, sendo necessário reforço no abastecimento nas áreas mais impactadas, por meio de rede ou com caminhões-pipa.

 

Fonte: Jornal Extra

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias